IDH Municípios Brasileiros

links patrocinados

IDH Municípios Brasileiros

O IDH foi criado originalmente para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total).

Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo; os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano; países com IDH maior que 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.

A média do IDH no Brasil é apenas 0,699 ocupando a posição 73 dos 173 países que servem de base para o índice. A Noruega é o país com maior IDH e Serra Leoa com o menor índice. O Brasil ocupa a posição de número 73, dos 173 países que servem de base para o índice.

IDH nos municípios brasileiros

O Brasil enfrenta um grande problema com relação a desigualdade. Enquanto temos cidade com IDH de países de primeiro mundo, encontramos também regiões com IDH mais baixos do que países extremamente pobres. Se tratando de capitais, Florianópolis está em primeiro lugar, seguido de Porto Alegre, Curitiba, Vitória, Brasilia, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá e Salvador. As capitais dos estados do norte e nordeste ocupam os lugares mais abaixo.

Por estado, o ranking fica muito parecido sendo nesta ordem Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Os cinco IDH-M mais baixos são Alagoas (0,633), Maranhão (0,647), Piauí (0,673), Paraíba (0,678) e Sergipe (0,687). Se dividirmos o país por região, a região nordeste ocupa a última posição e a região Norte ocupa a ultima.

Os cinco municípios com menor índice são: Araioses (MA), com 0,486, Traipu (AL), com 0,479, Guaribas (PI), com 0,478, Jordão (AC), com 0,476, e Manari (PE), com 0,467. Os cinco municípios com maior IDH são: São Caetano do Sul (SP), com 0,919, Águas de São Pedro (SP), com 0,908, Niterói (RJ), com 0,886, Florianópolis (SC), com 0,881, e Monte Belo do Sul (RS), com 0,874.

IDH 2011

O IDH é o índice mundial que mede o desenvolvimento humano e das populações. Ë uma medida que serve como comparação entre países. Para poder se verificar qual o índice de desenvolvimento de cada um e então poder inferir quais as politicas aplicadas que levaram a alta, ou queda deste índice.

O Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, também é o índice que vai dizer qual pais esta em escala de desenvolvido, desenvolvimento e ainda subdesenvolvido. Sendo que para isto são levados em consideração aspectos sociais, educacionais e econômicos.

Como é realizado o IDH

Para calcular o Indice de Desenvolvimento Humano leva-se em conta a expectativa de vida ao nascer, o índice de educação, o índice de anos médios de estudo, o índice de anos esperados de escolaridade e o índice de renda. Sendo então o IDH uma media desses valores computados.

Paises com elevado IDH

Os países com o mais alto IDH figuram no hemisfério norte, sendo que a Noruega domina a lista como melhor IDH desde 1999. O calculo é realizado anualmente e desde 99 a Noruega apenas alternou a primeira posição com a Islandia em uma vez.

Anterior a isto o país que mais vezes figurou como primeiro colocado na tabela do IDH era o Canadá. Também no hemisfério norte. São países que possuem grande valoração da educação, o que desencadeia em melhorias em todos os outros setores da sociedade.

IDH Brasil

O Brasil aparece entre os 70 paises com maior IDH, só que aparece na ponta de baixo, ocupando a septuagésima posição na tabela de Indice de Desenvolvimento Humano. Espera-se que com os maiores investimentos na área da educação o país consiga uma projeção de maior IDH para 2011.

Apesar desta posição o Brasil ainda esta entre os países que possuem o Indice de Desenvolvimento Humano médio. O IDH pode ser reconhecido por países com IDH baixo, médio, alto e muito alto. Na América Latina o Brasil ocupa o oitavo lugar na tabela de IDH, atrás de países como o Chile, a Argentina, México, e Panamá. O pior IDH calculado do mundo é do país caribenho o Haiti.

Pesquisar
Artigos Relacionados