IBGE IPCA

links patrocinados

IBGE IPCA

IBGE IPCA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou simplesmente IBGE, é um órgão que tem por objetivo fornecer dados e informações para governantes e a população, revelando questões como a evolução da economia, situação de vida da população e condições do mercado de trabalho.

O IBGE foi fundado em 1937. Antes desta data, o órgão responsável por coletar e analisar dados estatísticos era a Diretoria Geral de Estatística, fundada em 1871. Ao longo dos anos este órgão teve nome e funções alterados até que em 1934 foi extinto, cabendo aos ministérios federais a realização e análise de pesquisas.

Neste mesmo ano foi criado o Instituto Nacional de Estatística, que só passou a funcionar em 1936. No ano seguinte, foi incorporado a este o Conselho Brasileiro de Geografia, dando origem ao atual IBGE.

O IBGE é vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e conta com quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.

Para que serve a IBGE IPCA

Atribuições do IBGE

O Instituto Nacional de Geografia e Estatística realiza uma série de atividades com o objetivo de prover informações úteis ao país. Entre as atribuições do órgão estão a produção e análise de dados estatísticos, coordenação e consolidação dos dados estatísticos, produção e análise de dados geográficos, coordenação e consolidação dos dados geográficos, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais, documentação e divulgação das informações e controle dos sistemas cartográfico e estatístico do Brasil.

Para dar conta de realizar todas estas atividades, o IBGE dispõe de uma rede nacional responsável pela pesquisa e disseminação dos dados coletados formada por vinte e sete unidades estaduais, vinte e sete setores de documentação e disseminação de informações e cerca de quinhentas e oitenta agências de coleta de dados nas principais cidades do país.

Ibge

Sobre o IPCA

O IBGE é responsável pela realização de importantes pesquisas e definição de índices que nos ajudam a compreender a situação econômica atual. Um dos mais importantes é o IPCA, ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo, tido como o índice oficial da inflação no Brasil.

Este índice é produzido pelo IBGE desde 1979 e a partir de 1999 ele começou a ser utilizado pelo Banco Central, que acompanha os objetivos definidos no sistema de metas de inflação.

Características do IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo revela à população e ao governo a variação dos preços praticados no comércio para o público final.

IPCA

O IPCA indica o custo de vida com famílias que recebem entre um e quarenta salários mínimos residentes nas cidades de Belém, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, além de todo o Distrito Federal.

Para cálculo do índice são considerados nove grupos de serviços e produtos, dentre eles alimentos e bebidas, artigos de casa, comunicação, cuidados pessoais, despesas pessoais, educação, moradia, saúde, transportes e vestuário, que são desmembrados e divididos em mais de quatrocentos e cinquenta subitens.

O período de coleta de dados do IPCA vai do primeiro ao último dia do mês, sendo realizada em lojas, casas, prestadores de serviços e concessionárias de serviços públicos.

O que e IBGE O que e IPCA

Pesquisar
Artigos Relacionados