IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

links patrocinados

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão responsável pela produção e análise de dados e informações no Brasil, atendendo as necessidades governamentais e de vários setores da sociedade civil. O órgão tem atribuições nas áreas de geociências estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o quer dizer que deve realizar censos e sistematizar os dados obtidos nesse censo para enviar para outros órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, assim como para a esfera pública em geral e algumas instituições. A sede do Instituto fica no Rio de Janeiro.

O IBGE conta com quatro diretorias e outros dois órgãos centrais, sua atribuições ficam subordinadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal. Para abranger todo o território nacional o IBGE dispõe de uma rede composta de 27 unidades estaduais, 27 setores de documentação e propagação de informações e 533 agências de coleta de dados. Uma das principais funções do Instituto é realizar o Censo Demográfico, que é um medidor social, que acontece a cada dez anos no país e fornece informações para que o poder público possa planejar políticas para atender a população.

Início do IBGE

Pesquisa IBGE

O primeiro órgão de pesquisas estatísticas brasileiro foi criado em 1871, ainda no período imperial. Atualmente a instituição é uma fundação governamental da república federativa brasileira, criado em 1934 e instalado em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística. Apenas em 1937 passou a ser denominado IBGE.

O fundador dessa instituição foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas, responsável pela produção e análise de dados e informações no país, para atender às necessidades dos governos e de vários segmentos da sociedade civil.

Pesquisas permanentes

Funcoes do IBGE

Dentre outras funções o IBGE mantém pesquisas permanentes em produção agrícola municipal, pecuária municipal, extração vegetal e silvicultura, pesquisa anual da indústria e pesquisa anual da indústria da construção, pesquisa anual os serviços, pesquisa nacional da amostra do domicílio contínua, de orçamentos familiares e por fim pesquisa mensal de produção física.

Sistema de Contas Nacionais feitas pelo IBGE

Com o Sistema de Contas Nacionais o IBGE aponta para o ponto de vista de conjunto da economia, descrevendo fenômenos da vida econômica tais como produção, consumo, acumulação de capital e riqueza. Falando especificamente são índices relacionados a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços básicos, consumo pessoal, consumo do governo, exportação e importação de bens e serviços, etc.

IBGE 2013

Depois de recolher os dados a serem interpretados eles são expostos de forma simples e compreensível para obter conclusões e análises. Dessa forma, o Sistema segue as recomendações das Nações Unidas, incluindo o Produto Interno Bruto e a Matriz de Insumo-Produto.

Dados da sua localidade

Desde o início a função do IBGE tem sido identificar e analisar o território, contabilizar a população mostrar como funciona a economia e como vivem as pessoas. No site do Instituto é possível obter informações importantes do último sendo, o de 2010, sobre a sua cidade. r como funciona a economia e como vivem as pessoas. Lá é possível de encontrar dados específicos de cada cidade brasileira sobre educação, rendimentos, deslocamento, trabalho, migração religião, entre tantas coisas.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica Dados do IBGE

Pesquisar
Artigos Relacionados