IBGE Cesgranrio

links patrocinados

IBGE Cesgranrio

IBGE Cesgranrio

Sobre o IBGE Cesgranrio

Arrumar um bom emprego está cada vez mais difícil. Isso porque o número de pessoas capacitadas aumenta a cada dia e a criação de novos postos de trabalho nem sempre acompanha o crescimento no número de novos profissionais.

Por isso, não é difícil encontrar pessoas que tenham decidido tentar obter uma boa vaga de trabalho através dos concursos públicos, que selecionam trabalhadores para vagas em empresas e órgãos espalhados por todas as regiões do nosso país.

Mas é importante salientar que aqueles que desejam conquistar uma vaga de trabalho através dos concursos públicos vai precisar se dedicar e estudar muito. Isso porque esse tipo de processo seletivo é muito disputado e não é difícil encontrar casos em que uma única vaga está sendo disputada por centenas de candidatos.

Concursos do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais conhecido pelos brasileiros apenas pela sigla IBGE, é um dos órgãos públicos que selecionam os seus funcionários através deste tipo de processo seletivo.

O órgão é responsável pela elaboração de diferentes tipos de pesquisas e estudos em todos os estados brasileiros e sempre está precisando de novos empregados para poder fazer a coleta de dados e as pesquisas que fazem parte das suas atribuições. Por isso, quem deseja um emprego conquistado por meio dos concursos públicos, pode encontrar nos processos seletivos feitos pelo IBGE algumas boas opções.

IBGE e Fundação Cesgranrio

A Fundação Cesgranrio geralmente é a instituição responsável por organizar e aplicar as provas dos concursos públicos do IBGE. Para quem não conhece, a Fundação Cesgranrio é uma instituição com 40 anos de tradição e é responsável por processos de seleção, tanto para concursos públicos como para vestibulares, mas também atua fazendo planejamentos e pesquisas socioeducacionais.

Vale lembrar ainda que a Cesgranrio é responsável não só por realizar os processos seletivos do IBGE, como também os concursos públicos de vários outros órgãos e empresas de todo o nosso país. Por isso, se você deseja saber quais os concursos públicos que estão sendo realizados pela instituição e que estão com seus editais em aberto, é só entrar na página da Fundação na internet.

Cesgranrio IBGE

Cesgranrio IBGE

A Fundação Cesgranrio está em seu quadragésimo ano de caminhada e é responsável por promover concursos, pesquisas, entre outros serviços. É ela que aplica vários concursos público e processos seletivos público, vestibulares, mestrado em avaliação, capacitação de professores, certificação, pesquisa. Possui ainda projetos sociais, culturais e na área da saúde, além de promover fóruns e cuidar de publicações.

Foi a Cesgranrio a responsável pela aplicação do concurso do IBGE de 2010. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o principal provedor de dados e informações do país. ele atende às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE é uma instituição da administração pública federal, subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.

Para fazer levantamento de dados o IBGE precisa de muitas pessoas trabalhando, já que é preciso passar de casa em casa recolhendo informações ou analisar planilhas e visitar empresas e indústrias. Tudo depende do tipo de dado que se busca recolher. Por esse motivo é que foi aberto o concurso do IBGE em 2010 que ofereceu quase 200.000 vagas para trabalho temporário.

Em nível médio foram mais de 33 mil vagas para agente censitários e demais cargos. Os convocados participaram de treinamento, em duas etapas, para capacitá-los para a aplicação de conceitos e procedimentos estabelecidos para o Censo Demográfico de 2010. O treinamento teve duração de 5,5 dias e carga horária de 8 horas diárias. Ao final do curso presencial, foi realizado um teste cujo resultado foi representado em percentual de acertos. O candidato que não obteve o mínimo de 40% foi eliminado.

Contratação e salário

A contratação dos aprovados ocorreu a partir do dia 26 de julho de 2010. Para a função de recenseador a previsão é que cada trabalhador atue por, me média, cinco meses. Os contratados devem cumprir uma jornada semanal de no mínimo 25 horas.

O pagamento destes trabalhadores é mensal e por produção. É calculada com base nas quantidades de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. O contratado receberá, no momento da rescisão, 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e a remuneração da produção.

Pesquisar
Artigos Relacionados