IBGE 2010

links patrocinados

IBGE 2010

IBGE 2010

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou simplesmente IBGE, é o órgão federal brasileiro responsável pela coleta e análise de informações referentes a estatísticas econômicas, sociais e demográficas no Brasil.

Seus estudos servem como base para bancos de dados de governos estaduais e municipais, além do Governo Federal. Os dados obtidos pelo IBGE são de extrema importância, pois auxiliam a obter um panorama do Brasil em aspectos como educação, renda e diversos outros.

História e estrutura do IBGE

O IBGE foi criado em 1936, quando ainda era conhecido como Instituto Nacional de Estatística. Dois anos depois, a instituição mudaria de nome, adotando a sigla utilizada até hoje. Embora esteja sediado no Rio de Janeiro, o IBGE possui órgãos em todos os estados da federação, além do Distrito Federal.

Alguns estados, como Santa Catarina, Pará e Bahia também possuem outras estruturas de apoio, como as Gerências de Recursos Naturais.

O que e IBGE

A principal atuação do IBGE diz respeito à pesquisa; entretanto, o órgão também possui uma estrutura voltada para o ensino, centralizada na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE).

Localizada no Rio de Janeiro, a ENCE foi criada em 1953. A Escola tem como especialidade o curso superior de Bacharelado em Estatística, um dos mais conceituados do Brasil.

No local também são oferecidos cursos de especialização e mestrado, em áreas como Pesquisas Sociais, Estudos Populacionais, Gestão do Território e Análise Ambiental.

Atuação do IBGE em 2010

Para que serve o IBGE 2010

Uma das principais atribuições do IBGE é o censo demográfico, que geralmente acontece a cada dez anos. O último censo foi realizado pelo IBGE em 2010, tendo início em agosto daquele ano. Devido à sua metodologia, o censo é um processo complexo e demorado.

O objetivo do IBGE é visitar todas as residências e estabelecimentos comerciais do país. Por isso, para a organização do censo, são recrutados milhares de profissionais temporários, conhecidos como recenseadores.

Censo do IBGE de 2010

O censo busca obter um panorama completo de informações socioeconômicas. Os dados são obtidos através de entrevista direta entre o recenseador e um morador do domicílio.

Todas as casas recebem o chamado questionário simplificado, que costuma ser realizado em poucos minutos. Algumas delas respondem ao questionário de amostra, que é bem mais completo do que o anterior.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica

O IBGE é o único órgão autorizado a realizar estes tipos de pesquisas. Seus resultados são muito importantes, por exemplo, na definição de políticas públicas e no repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios, que tem como principal critério os números populacionais de cada cidade. O censo também auxilia os órgãos da administração pública a identificar dados relacionados à renda e ao trabalho informal, dentre diversos outros.

Outros estudos

Embora o censo seja a atribuição mais conhecida do IBGE, o instituto também realiza outras atividades de extrema importância para o país.

Suas pesquisas são as responsáveis, por exemplo, pela definição de índices econômicos, como o ICC (Índice Nacional da Construção Civil), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Pesquisas do IBGE 2010 Censo do IBGE 2010

Pesquisar