Ibama MG

Ibama MG

Tudo precisa ser cuidado e respeitado. E por tudo entende-se também a natureza. É dela que vem nosso alimento, o ar, a água, as fontes de energia e a matéria prima para tudo que usamos no dia-a-dia.

Por isso, existem um órgão responsável por impedir que a natureza seja agredida: o Intituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é considerada uma autarquia federal. Seu objetivo é exercer o poder de polícia ambiental e também executar ações das políticas nacionais de meio ambiente referentes à atribuições federais, como licenciamento ambiental, controle da qualidade ambiental, uso de recursos naturais e fiscalização do meio ambiente.

Cabe aos Ibama a regulamentação de normas e produção de qualidade ambiental, realizar o licenciamento ambiental, controlar o meio ambiente e acima de tudo, proteger a fauna e flora presente no Brasil.

A questão ambiental transcende a ação de um órgão e deve ser tratada como segurança da humanidade. O Ibama possui credibilidade junto à sociedade, pela seriedade com que sempre desenvolveu o seu trabalho. Manter a biodiversidade do Brasil é mais do que preservar a natureza, é também cuidar da história do povo.

Ibama em Minas Gerais

Para fazer o controle nacional, o Ibama possui unidades em todos os Estados Federativos do país. Em Minas Gerais, a Superintendência fica na capital do estado, Belo Horizonte, na Avenida do Contorno. N 8.121 no bairro Cidade Jardim.

Além da unidade, o Ibama ainda possui escritórios regionais nas cidades de Governador Valadares, em Juiz de Fora, Lavras, Monte Claros, Pirapora, Pouso Alegre e Uberlândia.

Alison José Coutinho é o Superintendente do Ibama em Belo Horizonte e em cada cidade há um chefe do escritório. Aloísio Romar é o Chefe do Escritório Regional de Uberlândia; Fernando Afonso Bonillo Fernandes é o Chefe do Escritório Regional de Pouso Alegre; Maria Emília Mallardi é a Chefe de Escritório de Pirapora; Macenias Pereira de Souza é Chefe do Escritório Regional de Montes Claros; Macenias Pereira de Souza é o Chefe do Escritório Regional de Montes Claros; Aurélio Augusto de Sousa Filho é Chefe do Escritório Regional de Juiz de Fora e Claudio de Paula Batista é o Chefe do Escritório Regional de Governador Valadares.

Através do site do IBAMA é possível conferir também o endereço dos escritórios. Se sua intenção é fazer uma denúncia é possível utilizar o telefone Linha Verde: 0800-618080.

Serviços Ibama MG

O Ibama realiza diversos tipos de serviços de auxilio ambiental. Na página eletrônica, dá para solicitar alguns serviços online, como registros, relatório e pedidos de manejo de fauna. Ainda dá para fazer a consulta de documentos pelo site.

O site ainda dispõe de uma portal de editais e convite e também notificações. Assim, o Ibama informa a sociedade sobre seus atos e também processos de contratação de novos funcionários através de concursos púbicos.

Áreas Ibama MG

Para atuar de forma incisiva no meio ambiente, o Ibama atua nas seguintes áreas temáticas: auditorias, centros, emergência ambientais, fiscalização, fauna silvestre, incêndios florestais, informação ambiental, monitoramento ambiental, licenciamento ambiental, procuradoria geral, qualidade ambiental, recuso florestais, recursos humanos, recursos pesqueiros e zoneamento ambiental.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados