Hyundai Brasil

links patrocinados

Hyundai Brasil

Hyundai Brasil

Além da Fiat, da Chevrolet, da Volkswagen e da Ford, outra marca automobilística cresce muito ao longo dos anos e seu nome é Hyundai Motor Company. A montadora foi criada pelo sul-coreano Chung Ju-Yung. Ela constrói vários modelos em diversos formatos, no entanto seus automóveis mais conhecidos são o Tucson, o Elantra, o i20, o Atos e o i30.

História da Hyundai

Fundada apenas na década de 60, a Hyundai teve um início diferente das companhias de automóveis mais tradicionais. Apesar de a empresa ter sido criada no ano de 1967, apenas no ano de 1974 que o primeiro modelo, o Polly, fabricado e arquitetado pelos engenheiros e designers da marca foi lançado. O carro apareceu pela primeira vez no Salão de Automóveis da Itália, realizado na cidade de Turim, o carro possui apenas o nome da Hyundai, pois tanto sua transmissão e motor quanto sua suspensão eram fabricados pela Mitsubishi. Além disso, o automóvel foi desenhado pelo estúdio italiano Giugiaro. Com grandes investimentos de outros empresários, a Hyundai começou a crescer velozmente, assim logo no ano de 1976, dois anos após a criação do Polly, outro automóvel foi lançado, o Polly II e rapidamente foi iniciada sua exportação.

Devido à apresentação do Stella, a montadora decidiu retirar sua sede principal da Coréia do Sul e se mudar para os Estados Unidos. Já em território estadunidense, a Hyundai lançou o modelo Excel e construiu uma fabrica com capacidade para produzir 300 mil carros por ano. Com 20 anos de história, a empresa arquitetou o Grandeur, seu primeiro modelo de luxo, e conseguiu comercializar cerca de um milhão desses carros. Inovação sempre foi o lema da montadora, por isso entre 1987 e 1998 ela passou a produzir caminhões e mini-autocarros, além de mostrar três novos automóveis, o Dynasty, o Sonata, o Sonata III, o Scoupé e o Tiburon. Ainda durante esses dez anos, a marca conseguiu fabricar seus primeiros motores automotivos, o Alpha e o Beta.

Compra da montadora Kia

Com a crise de 1998 muitas empresas quebraram, principalmente as montadoras de carros. A mais conhecida entre elas é a Kia. Pela estratégia de mercado, a Hyundai não estava com problemas financeiros, assim seus administradores decidiram adquirir a Kia, para fundar a Hyundai Kia Automotive Group. Uma das regras do grupo é continuar com as diferenças dos modelos entre as montadoras. Após essa aliança, a Hyundai cresceu ainda mais no mercado internacional e, assim, conseguiu patrocinar as Copas de 2006 e 2010.

Hyundai Brasil

Após 30 anos de nascimento na Coréia do Sul, a Hyundai chegou a território brasileiro, mais precisamente no ano de 1996. A companhia responsável pela produção so kit CKD, do Tucson, do HR e pela distribuição dos automóveis da marca no Brasil é a Caoa. Atualmente, os veículos da Hyundai são fabricados em Anápolis-GO. Além dela, outra fábrica está sendo montada, pois é preciso um novo bloco para a construção dos caminhões de 7 toneladas. Possivelmente, no ano de 2012, vários automóveis da Hyundai começarão a serem produzidos na nova fábrica em Piracicaba-SP. Os modelos que serão industrializados são o Sedan, o i20, o Hatchback e um SUV.

Mais informações

Se você procura mais informações sobre os modelos da marca, os itens de série de cada carro e as empresas que trabalham com a Hyundai, então acesse o site da montadora e tira todas as suas dúvidas.

Fotos

Confira Fotos sobre Hyundai Brasil:

Carros Hyundai Brasil Logo Hyundai Brasil Modelos Hyundai Brasil Brasil Hyundai

Pesquisar
Artigos Relacionados