Horário de Verão – Início e término do Horário de Verão

Horário de Verão - Início e término do Horário de Verão

Horário de Verão: Início e Término do Horário de Verão

O horário de verão foi instituído para diminuir os gastos com energia, uma vez que nesta época do ano as produções industriais aumentam e aumenta também o consumo de aparelhos de ar condicionado nos lares e empresas em geral. O horário de verão não se configura no Brasil todo, apenas alguns regiões aderem a ele. No horário de verão os focos são: o aproveitamento das luzes do dia para passear, realizar atividades ao ar livre e manter a casa arejada recebendo luzes naturais. Muitas pessoas com a mudança do horário acabam chegando em casa na presença da luz solar e conseguem desempenhar tarefas mais saudáveis e mais produtivas, que não realizariam se estivessem na presença do escuro. O horário de verão dá a sensação de dias mais compridos e a família é quem ganha com isso. Filhos saem para brincar com seus pais, jovens têm mais tempo de praticar um esporte, etc.

O Que é Horário de Verão

Inicio do Horario de verao

O horário de verão se configura pela alteração do horário no acréscimo de uma hora nos relógios de algumas regiões brasileiras e estrangeiras. A instituição de um horário específico para o verão surgiu em 1784, porém nesta época ainda não existia energia elétrica então a função seria a de economizar velas, mas o Governo não deu muita importância a este fato analisado por Benjamin Franklin, o dono da ideia, de alterar os relógios. Depois a ideia veio de novo da mente de William Willett em 1907, com a proposta de economizar carvão, mas de novo a ideia não foi levada a sério.

O horário de verão, foi de fato aprovado e instituído em 1916, na Alemanha em pleno desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial e o intuito era economizar carvão. Algumas pessoas acreditam que o horário de verão seja benéfico apenas para economizar energia, uma vez que prejudica o organismo das pessoas que são acostumadas a desempenhar tarefas em determinados horários, sobretudo os mais idosos e este horário atrapalha o funcionamento normal do organismo porque determina novos horários para a realização de atividades, como acordar, tomar café, almoçar, jantar, entre outros.

Regiões Brasileiras que se utilizam do Horário de Verão

Ajustar para Horario de verao

O horário de verão passou a vigorar no Brasil a partir de 1931, porém no começo o horário de verão se apresentava de forma confusa e muitas vezes algumas regiões deixavam de utilizá-lo uma vez que era decreto sua abrangência em todo território nacional. O horário só foi de fato atualizado e instituído como acontece nos dias de hoje a partir de 2003, onde algumas regiões mais afastadas da linha do Equador passaram a não modificar seus relógios. O horário de verão abrange de fato as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2011, o estado da Bahia resolveu adotar o horário, mas permaneceu alterado somente no primeiro ano de vigor, depois os horários não foram mais alterados no estado da Bahia.

Início e Término do Horário de Verão

Como funciona o Horario de verao

O horário de verão como o próprio nome sugere, é instituído no verão. Mas as datas mais precisas foram apresentadas a partir de 2008, onde o horário se inicia sempre no terceiro domingo de Outubro e seu término se dá no terceiro domingo de Fevereiro, sempre ao final do dia, ou seja, a partir das zero hora do dia seguinte. A exceção é quando o horário se apresenta no meio das comemorações do carnaval, quando isto acontece o horário se mantém por mais uma semana. Há alguns boatos que atestam que o horário de verão irá acabar, mas por enquanto não há nada confirmado, as causas seriam porque o horário não traz uma economia satisfatória de energia.

Atrasar o relogio em 1 hora Horario de verao 2013

GD Star Rating
loading...
Horário de Verão - Início e término do Horário de Verão, Nota: 5.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


4 comentários em "Horário de Verão – Início e término do Horário de Verão"

  1. Ozias 12/02/2009 às 15:33

    Quando termina o horário de verão?

  2. givaldo lopes dos santos 06/02/2009 às 07:03

    não gosto do horário de verão, não há necessidade, absurda.

  3. walter 04/02/2009 às 18:28

    Eu acho que este período de horário de verão é muito grande, deveria ser de apenas uns dois meses.

  4. renan 04/11/2008 às 19:25

    eu adorei este site, porque eu preciso dessas informações para o meu trabalho!!!