Horário de Brasília

links patrocinados

Horário de Brasília

Horário de Brasília

O horário de Brasília é definido como o horário oficial do Brasil. O órgão responsável pelo Horário de Brasília é a Divisão Serviço da Hora, a DSHO, do observatório Nacional. Esta divisão tem o objetivo de gerar, distribuir e conservar a Hora Legal brasileira. Esta divisão também é responsável por realizar pesquisas na área de metrologia do tempo e frequência.

A DSHO segue uma designação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, assim ela possui a responsabilidade de padronizar a referencia nacional de todas as grandezas de Tempo e Frequência.

Fuso Horário

Os Fusos horários são zonas longitudinais dispostas no globo terrestre. Os fusos são divididos de forma igual em 15 graus para toda a circunferência do planeta. O que acontece é que as fronteiras dos países não são lineares e muitas delas pertencentes a mais de um fuso horário, como o Brasil.

Os fusos horários são definidos e devem seguir o padrão de relação Tempo Universal Coordenado, conhecido por UTC. O fuso padrão esta centrado no meridiano de Greenwich que passa pela cidade de Londres, na capital da Inglaterra, quando em horário padrão e não de Verão. Este é o fuso inicial, ou marco zero.

Como em alguns países de grande extensão existe a adoção de mais de um fuso horário, ou, pertencimento a mais de um fuso horário, é preciso adotar algum padrão regulatório para hora neste país. Assim, como o Brasil possui mais de um fuso horário, adotou-se o padrão convencionado do horário de Brasília como o oficial para referencia no país.

Ajustar relógios

Todo o relógio ou marcação de tempo no Brasil deve seguir como referencia o horário de Brasília. Ele é quem determina a hora certa em todo o território nacional, por isto deve-se atentar para casos especiais, como pertencimento a outro fuso, ou horário de verão.

Durante o horário de verão o relógio deve ser adiantado em uma hora, seguindo horário de Brasília, alguns estados do Brasil não possuem horário de verão, portanto ao marcar negócios, ou compromissos deve-se atentar ao horário padrão, principalmente em viagens interestaduais e internacionais. Quando o fuso horário, ou as horas podem sofrer alterações.

 

Horário de verão

Todos os anos vem sendo implantada uma medida de economia de energia conhecida como Horário de Verão, a qual impõe a necessidade de adiantar os relógios em uma hora a partir de determinada época do ano. Normalmente, o Horário de Verão acontece durante a estação homônima, pois é quando os dias são mais longos e as noites mais curtas.

Surgimento do sistema

Com isso, se os relógios forem adiantados, a luz natural vai fazer com que as pessoas não precisem usar a energia elétrica, o que acaba economizando um pouco do consumo da população. Porém, as regiões mais próximas do trópico não sentem tanta diferença, pois a duração dos dias e das noites é praticamente a mesma ao longo de todo o ano.

Em inglês, o nome adotado é Daylight Saving Time (DST), o que faz referência à intenção da prática. Em tradução livre, o nome significa ‘horário de economia da luz’. Enquanto isso, a denominação brasileira faz referência somente à estação quando acontece.

O primeiro a ter a idéia do Horário de Verão foi Benjamin Franklin, político e inventor americano, quando ainda nem existia luz elétrica. Franklin defendia que o adiantamento dos relógios em uma hora permitiria que a cera usada para as velas fosse economizada.

Legislação brasileira

Em 2011, o Horário de Verão começou em 16 de outubro e marca a 41º edição de implantação do sistema. O projeto visa modificar o hábito das pessoas quando chegam em casa, pois uma das primeiras atitudes é acender as luzes. Considerando que a maioria da classe trabalhadora chega em volta das 18h, no Horário de Verão ainda há luz natural.

Para evitar a necessidade de formulação de regras específicas a cada ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou em 2008 o decreto 6.558, que estabelece o terceiro domingo do mês de outubro como data inicial para o Horário de Verão.

Além disso, o ex-presidente também determinou o tempo de duração do sistema, que sempre vai terminar no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Quando coincidir com o Carnaval, o término do Horário de Verão acontece no domingo seguinte à comemoração.

Pesquisar
Artigos Relacionados