História da Sexta-feira 13

links patrocinados

História da Sexta-feira 13

Para os mais supersticiosos, a sexta-feira 13 é um dia de azar ou sorte, dependendo do gosto de cada um. A data é lembrada independente do mês em que acontece. O azar atribuído ao número 13 tem algumas explicações baseadas na Numerologia. Para os numerólogos, o número 12 é considerado um sinônimo de algo completo, sendo repetido em diversos momentos: 12 meses em um ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 tribos de Israel, 12 signos do zodíaco, dentre outros.

O número seguinte, então, é visto como algo irregular, imperfeito. A sexta-feira, por outro lado, também é vista como um dia agourento, pois esta foi a data em que Cristo passou pela crucificação. Ao se juntar este dia da semana e o número 13, tem-se o que muitos considerado o dia mais azarado do ano.

Origem da superstição

História da Sexta-feira 13 Conheça a História da Sexta-feira 13

Assim como muitos outros elementos do folclore mundial, não há um momento exato que seja considerado o “nascimento” da mitologia em torno da sexta-feira 13. Apesar da relação com a crucificação de Cristo, a superstição em torno da sexta-feira é ainda mais antiga.

Na mitologia nórdica, por exemplo, é mencionado um banquete em que doze deuses foram convidados. O deus da discórdia, Loki, apareceu sem ter sido convidado, assassinando Balder, o preferido dos deuses. No que diz respeito à sexta-feira, há algumas convicções que reforçam o mau agouro do dia. Além da morte de Cristo, também se acredita que o dilúvio teria ocorrido em uma sexta-feira. Entre os marinheiros britânicos, há uma tradição de não zarpar com os navios neste dia, somente quando for extremamente necessário.

Confira a História da Sexta-feira 13

Confira mais

Curiosamente, para alguns povos, o número 13 é sagrado. É o caso dos povos mexicanos primitivos, ou dos norte-americanos, que tinham treze estados em sua primeira versão de federação. Ou seja, é possível encontrar “argumentos” tanto a favor quanto contra o número.

História da Sexta-feira 13 - saiba mais

Eventos

Obviamente, com alguma paciência, podemos encontrar “dias de azar” ao longo da história em qualquer momento do ano. No caso da sexta-feira 13, os mais supersticiosos citam alguns exemplos de fatos ocorridos neste dia. No Brasil, por exemplo, o decreto que instituiu o Ato Institucional 5 (AI-5), documento que deu início ao período mais turbulento da ditadura, foi assinado em uma sexta-feira 13.

Em 1972, durante uma sexta-feira 13, a equipe uruguaia de rugby caiu de avião nos Andes, dando origem a um dos episódios mais dramáticos de sobrevivência na história recente. Na Austrália, o pior incêndio da história também ocorreu em uma sexta-feira 13, ano de 1939.

Sexta-feira 13

Celebrações

No Brasil, a sexta-feira 13 costuma ser apenas um dia para se manter a cautela. Contudo, em outros países, a data chega até mesmo a receber algumas celebrações. Em Portugal, por exemplo, costumam ser realizadas festas em alguns locais, que contam com a “presença” de bruxas e feiticeiros. Em Vinhais, o dia é celebrado com uma imensa fogueira, além de um banquete feito com produtos da região.

Em cidades grandes de Portugal, como Porto e Braga, a sexta-feira 13 é uma data celebrada com grandes festas, nas quais as pessoas também costumam se fantasiar como bruxas.

Pesquisar