HDL Baixo

HDL Baixo

HDL Baixo

Quando se fala em colesterol todos sabem que taxas elevadas do mesmo acarretam em problemas de saúde e que medidas como mudança dos hábitos alimentares, exercícios e, em casos de taxas muito altas, o uso de medicamentos, são formas para diminuir esse indicador.

O colesterol é a gordura presente no nosso corpo sendo a mesma ingerida através de alimentos de origem animal ou quando é produzida pelo fígado e é essencial no organismo sendo responsável por envolver células que são importantes para o desenvolvimento da vitamina D e dos hormônios sexuais. A gordura não se dissolve no sangue, por isso ela é transportada para todo o corpo através dele.

O pedido de exames para saber qual a taxa de colesterol no organismo é um pedido comum e freqüente por parte dos médicos. E nesse exame podemos observar que há uma taxa total do colesterol e outras duas taxas que são do HDL (conhecido como o colesterol bom) e o LDL (que é o colesterol ruim), que fazem parte do valor total.

Por isso é sempre bom prestar atenção não somente na taxa total do colesterol, mas sim no valor de cada uma das partes que formam esse total. (HDL e LDL). Assim como outras substâncias presentes e essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, as gorduras do sangue (ou seja, o colesterol) também é importante desde que suas taxas estejam de acordo com a idade e histórico do indivíduo.

O mocinho e o vilão

O colesterol por si só já provoca nas pessoas certo medo e desperta o cuidado das mesmas para que as taxas reduzam ou não se elevem, dependendo do caso de cada um. E nesse universo do colesterol temos o HDL e o LDL, ou porque não o “mocinho” e o “vilão” para o nosso organismo, já que o primeiro quando elevado no organismo representa chances menores de problemas cardiovasculares ao contrário do “vilão”.

Quanto à quantidade tolerável de cada um no organismo depende do histórico da mesma, sendo que a proporção 130 mg/dl de LDL é considerada aceitável, mas em casos onde o sujeito já apresenta problemas cardíacos ou se enquadra no grupo que apresenta fatores de risco (como tabagismo e diabetes) onde o aceitável é de 100 mg/dl. A grande quantidade de LDL leva ao acúmulo de gordura nas artérias, chamada de aterosclerose.

No organismo o “mocinho” HDL, tem como uma de suas funções manter as artérias livres, não permitindo que gorduras se acumulem nesses locais, evitando assim problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Depois de capturar essa gordura em excesso ele as leva até o fígado, que por sua vez a transforma em bile. Essa é a principal importância de se manter o nível de HDL alto, pois para se evitar problemas é essencial que o HDL (sendo considerado como normal quando está entre 40 e 60 mg/dl) seja maior que a de LDL, para evitar esse acúmulo de gordura.

HDL baixo

E é devido a essa função de limpar as artérias que o nível de HDL deve estar alto, pois caso contrário, o nível baixo significa um fator de risco, seja isoladamente ou acompanhado de LDL com nível auto. Essas características aumentam as chances de doenças cardiovasculares, assim como aumentam o risco de enfarte ou derrame. Nesse caso além de aderir a hábitos saudáveis que aumentam o HDL, muitas vezes se faz necessário o uso de medicamentos para que o mesmo seja restabelecido.

Como aumentar o HDL

Há várias maneiras de se manter os níveis de colesterol normais, mas é sempre bom realizar os exames para verificar essas taxas regularmente e sempre que alguma delas estiver elevada ou abaixo do considerado normal é importante procurar acompanhamento médico.

Ter uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo e é importante diminuir o consumo de gorduras trans (presente em produtos industrializados) e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras; praticar exercícios principalmente os aeróbicos (caminhada, por exemplo); também é importante rever alguns hábitos como parar de fumar e diminuir peso quando se está acima do ideal são algumas das medidas que podem ser adotadas e que auxiliam na melhoria desses níveis.

Fotos

HDL baixoHDL baixo
Colesterol ruimColesterol ruim
HDLHDL

GD Star Rating
loading...
HDL Baixo, Nota: 4.9 de 5 com 8 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados