Halloween Costumes

links patrocinados

Halloween Costumes

Halloween Costumes

Amplamente difundido e comemorado no dia 31 de outubro nos países de língua inglesa, com destaque para Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, o halloween, como é conhecido o dia das bruxas no Brasil, foi criado pelos celtas há milhares de anos.

As tradições do halloween atual foram inspiradas no Samhain, o final do verão para os celtas, no qual a população se aproximava dos mortos por meio de médiuns e também no Dia de Todos os Santos, comemorado pelos católicos no dia 1º de novembro.

Tradições do Halloween

Comemoracao do Halloween

O halloween não é muito comemorado no Brasil, sendo que em nosso país a maioria das festas relacionadas à esta data são promovidas por escolas de inglês que têm por objetivo aproximar os alunos da cultura norte-americana. Até mesmo por considerar que o halloween não tem muito a ver com a nossa cultura é que o governo brasileiro instituiu o dia 31 de outubro como sendo dia do saci.

Nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, para comemorar o halloween a população usa fantasias das mais diversas, entre bruxas, fantasmas, caveiras e personagens do cinema, e frequenta festas “mal-assombradas”. As crianças, também fantasiadas, percorrem as ruas de suas vizinhanças pedindo doces ou guloseimas de porta em porta com a frase “trick or treat”, que significa doces ou travessuras. Geralmente as pessoas reservam uma boa quantidade de doces e guloseimas em geral para a data, mas quem decide não oferecer quitutes para a criançada pode ter a fachada de casa suja, entre outras traquinagens.

Costumes do Halloween

As abóboras, geralmente iluminadas e com cortes que as deixam assustadoras, também são muito populares na festa de halloween. Antigamente a população utilizava nabos durante a festividade, mas por conta da maior abundância da abóbora, o nabo foi deixado de lado. Acredita-se que as abóboras iluminadas afastam os maus espíritos e também representam as almas dos que já se foram.

Outra fruta relacionada ao halloween é a maçã, que foram amplamente utilizadas em rituais folclóricos celtas. Muitas pessoas ainda fazem as brincadeiras populares antigamente, como pendurar uma maçã em um fio para tentar descobrir quem vai casar primeiro (reza a lenda que o primeiro que morde a fruta é o próximo a se casar), mas a maçã, nos dias de hoje, é mais vista nas bebidas típicas, como cidra, ou em doces, como tortas.

Símbolos do halloween

Halloween nos Estados Unidos

Além das fantasias, abóboras e maçãs, há vários outros símbolos relacionados ao halloween, como o caldeirão, que antigamente era usado para que as pessoas depositassem moedas ou pedidos para os espíritos, e o gato preto, que representa o poder de meditação e recolhimento espiritual. Ainda hoje moedas são depositadas em caldeirões nesta época, e posteriormente doadas para instituições de caridade. Com relação aos pedidos, acredita-se que eles devem ser queimados para que a fumaça leve o recado com mais rapidez para os espíritos.

As aranhas também têm relação com a data por simbolizarem o destino por meio de suas teias, enquanto que as vassouras representam o poder de limpeza das energias negativas – e não o transporte das bruxas, como muita gente pensa.

Brincadeiras do Halloween Data do Halloween

Pesquisar
Artigos Relacionados