Haiti Localização Geográfica

links patrocinados

Haiti Localização Geográfica

Haiti Localização Geográfica

O Haiti tem sua localização geográfica na América Central, faz parte do arquipélago das Grandes Antilhas, na ilha de Hispaniola

O Haiti é um país localizado na América Central, com 27.750 quilômetros quadrados e uma população de mais de 10 milhões de pessoas. Considerada a nação mais pobre da América Latina, a região foi colonizada pela França, que deixou traços na cultura dos haitianos – o francês é o idioma oficial dos haitianos, assim como o crioulo. A independência do Haiti foi declarada em 1804, mas só foi reconhecida em 1825 e o país se tornou a primeira república negra a se tornar independente e a segunda república a ser instituída na América. O Haiti também foi o primeiro país a abolir a escravidão, em 1794.

Haiti faz fronteira com a República Dominicana e faz parte das Grandes Antilhas

O Haiti está situado no mar do Caribe, na parte ocidental da área chamada de Grandes Antilhas, na ilha de Hispaniola. Seu território está localizado entre as latitudes 18° e 20° N e longitudes 71° e 75° W. A república faz fronteira com a República Dominicana a leste e fica próxima de países como a Jamaica, Bahamas e Cuba. O Haiti possui o segundo maior litoral do arquipélago das Grandes Antilhas, com cerca de 1.771 quilômetros, perdendo apenas para Cuba, país que possui a região litorânea mais longa. A população é formada principalmente por negros e a sociedade é marcada por conflitos sociais, problemas econômicos e políticos.

Aspectos geológicos do território haitiano favorecem o acontecimento de terremotos

Planícies costeiras, montanhas escarpadas e vales fluviais fazem parte da paisagem do Haiti. O território fica em uma área com inúmeras falhas geológicas. Mesmo assim, não haviam evidências que comprovassem rupturas na superfície, já que os dados geológicos, sismológicos e de modificações do solo não apresentavam alterações até o terremoto que devastou a capital do país, Porto Príncipe, no ano de 2010.

A falha geológica localizada ao norte tem seu limite delimitado pela placa tectônica do Caribe, que possui um deslocamento para a direção leste de aproximadamente 20 milímetros por ano em relação a placa da América do Norte. O Haiti possui duas áreas de falhas chamadas transcorrentes, a Setentrional-Oriental na região norte e a ao sul a falha Enriquillo-Plantain.

Tempestades e furacões também assolam a população haitiana

A topografia montanhosa da região e o clima tropical também produzem condições favoráveis ao surgimento de tempestades e furacões. No ano de 2008, o Haiti foi atingido por estes fenômenos da natureza. Cerca de mil pessoas morreram e mais de 800 mil haitianos ficaram desabrigados. A situação econômica do país fica ainda mais vulnerável a cada desastre que afeta o país.

Outras questões tem favorecido o acontecimento de desastres ecológicos. As matas e florestas do Haiti foram muito devastadas pelo desmatamento e pela erosão do solo. O resultado é o surgimento de inundações constantes e muito graves, que agravam a situação do meio ambiente e causam a morte de muitas pessoas.

As áreas costeiras, bacias hidrográficas e marinhas também tem sido prejudicadas pelo desmatamento. Com a ausência na floresta nativa nas encostas, estas regiões se tornaram instáveis e passaram a ter períodos de inundações severas intercalados com níveis muito baixos de água. A mata é fundamental para minimizar as cheias e garantir o fluxo estável de águas nas estações mais secas.

Economia

A pobreza é realidade para 80% da população haitiana. A maioria das pessoas depende da agricultura, constantemente afetada pelos problemas ambientais. O segmento têxtil é de extrema importância para o país, que exporta dois terços das roupas fabricadas em solo haitiano para os Estados Unidos. Mesmo com as exportações, o Haiti tem uma alta inflação, grave deficit comercial e infraestrutura precária, fatores que prejudicam ainda mais o seu desenvolvimento e o crescimento econômico. Para se sustentar, o governo precisa de ajuda de outros países e é considerado um país pobre altamente endividado.

O tráfico de drogas é um problema que também tem afetado a economia, a segurança e a sociedade como um todo. Os traficantes conseguiram corromper a força policial e o sistema judiciário, dificultado ainda mais o combate ao tráfico de substâncias ilícitas. Outras nações, como o Brasil, enviam ajuda ao Haiti para promover a paz com a presença de militares e contribuir para a reconstrução do país. Os militares atuam nas áreas da saúde, de engenharia e também de segurança.

Pesquisar
Artigos Relacionados