Hábitos de Leitura

links patrocinados

Hábitos de Leitura

Muitas pessoas assumem que ler é um verdadeiro vício, em alguns casos, leitores assíduos deixam de realizar coisas importantes como ir a um aniversário de família, arrumar a casa, estudar para uma prova e até mesmo, deixam de realizarem tarefas do seu trabalho que acabaram indo para casa. O porquê deste vício sem cura? O mergulho dos leitores nas entrelinhas, nas referências, na montagem das personagens, ou seja, quanto mais o leitor tem a capacidade de se render ao livro que está lendo, maior será o seu prazer, pois este se sentirá inserido no contexto, o que não acontece em filmes ou peças de teatro, por exemplo, onde nós não passamos de espectadores, nos livros, nós somos narradores, figurinistas, diretores de cena e até mesmo personagens da trama, desta forma, a leitura nos permite participar da narrativa proposta pelo escritor.

Confira mais

Hábitos de Leitura Hábitos de Leitura - saiba mais

Se você se interessa por leitura, entretanto não tem o hábito de ler, saiba que este deve ser conseguido aos poucos por você, o primeiro passo para criar um hábito de leitura é não fazer da leitura, um momento de obrigação e sim, de diversão, desta forma, se você não tiver vontade de ler em um dia, não se sinta mal ou culpado, simplesmente pule este dia e volte a ler no dia seguinte. Porém, procure criar um momento para ler, digamos que você trabalha o dia todo, depois de chegar em casa, tomar o seu banho, jantar, pegue um cantinho da sua casa (de preferência que não seja a cama) e tire algumas horas para ler, não estipule um horário certo, digamos, das 20 as 22 eu vou ler. Se você precisar criar uma convenção de leitura, crie a das páginas, estipule, por exemplo, dez páginas por dia, denta forma, você não precisará ler consecutivamente as dez páginas, mas deverá erradicá-las no final do dia.

Confira como ter os Hábitos de Leitura

Quais Livros Começar a Ler

Caso você ainda não tenha criado um hábito de leitura, não comece lendo exemplares complexos, pois você terá dificuldade de entender e poderá se frustrar com a leitura em si. Um bom começo são exemplares como Harry Potter (todos os volumes), quadrinhos, pois estes têm um apelo gráfico que auxilia na compreensão do texto e livros pequenos do seu interesse, digamos que você se identifique com ficção científica, comece pelo Guia do Mochileiro das Galáxias.

Ler

Quais Livros Evitar no Começo

Quando você estiver criando o seu hábito de leitura, procure ficar longe de grandes clássicos literários como Machado de Assis, Borges, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Jack London, ou seja, busque não ler estes monstros da literatura, pois, além de abordarem um conteúdo mais filosófico com pitadas e citações de filósofos de grandes pensadores mundiais, eles ainda utilizam um linguajar mais complexo, com metonímia e figuras de linguagem.

Conheça os Hábitos de Leitura

Presenteie com um Livro

Se você tem que presentear alguém, um livro é uma opção muito sábia, se você conhece muito bem a pessoa, dê algo que você sabe que ela irá gostar, caso não a conheça, dê um vale presente em uma livraria.

Pesquisar
Artigos Relacionados