Gravador Blue Ray

links patrocinados

Gravador Blue Ray

Gravador de Blu-Ray – o que é?

Assim como aconteceu com os CDs, que substituíram as fitas cassetes, e com os pen-drives, que entraram no lugar dos disquetes, a tecnologia do DVD, que por sua vez ocupou a posição antes destinada às fitas VHS, também está ficando para trás e pouco a pouco vem dando lugar ao Blu-Ray.

Esta nova tecnologia foi criada pela Sony juntamente com outras gigantes da tecnologia e entretenimento, como Apple e Panasonic, e lançada em 2009, após anos de batalha contra a Toshiba, que insistia em lançar outro substituto de alta definição do DVD, que seria chamado de HD-DVD.

Origem do Gravador de Blu-Ray

O nome Blu-Ray deriva das palavras azul – blue em inglês – e raio – chamado de ray pelos norte-americanos. Inicialmente a nova tecnologia deveria se chamar Blue-Ray, mas as leis de alguns países impedem que produtos ou marcas sejam registrados com nomes ou palavras comuns.

Ao contrário de outras tecnologias substitutas, que modificaram totalmente a aparência e formato de seus novos produtos, o Blu-Ray Disc possui as mesmas medidas de um CD ou DVD comuns, com a diferença de que pode armazenar até 25GB de dados nos discos de uma camada e até 50GB nos discos de camada dupla. Só para se ter uma ideia, a capacidade máxima de um DVD é 4,7GB. E esta gritante diferença acontece justamente por conta do raio azul presente nos leitores de Blu-Ray, que identifica com mais precisão os pontos de informação dos discos.

Vantagens Gravador de Blu-Ray

Mas a maior vantagem do Blu-Ray não está ligada com a maior capacidade de armazenamento, principalmente para os fãs de cinema. A tecnologia Blu-Ray, por ser de alta definição, permite que as imagens sejam exibidas com uma qualidade altamente superior, exatamente como aquelas mostradas nas telas de cinema. Mas é claro que estas imagens só podem ser realmente bem aproveitadas em conjunto com um aparelho de TV compatível, como os Full HD.

E para garantir que as pessoas tenham sempre à mão esta qualidade de imagem, som e maior capacidade de armazenamento é que foram criados os gravadores de Blu-Ray. Tais aparelhos são semelhantes aos gravadores de CD e DVD existentes, mas possuem a vantagem de serem compatíveis com diversas mídias, além de oferecerem uma qualidade superior em comparação com os antecessores.

Tipos do Gravador de Blu-Ray

Existem diversos gravadores de Blu-Ray disponíveis no mercado, entre aqueles que podem ser acoplados ao computador e os mais modernos, que por meio de um cabo USB permitem que o usuário os leve para onde quiser e faça suas gravações em casa, na faculdade ou na casa de amigos.

Para assistir a filmes, clipes, shows ou quaisquer outros materiais gravados em Blu-Ray é preciso ter em casa um leitor específico. Quem tem o console Playstation 3 nem precisa se preocupar em adquirir um aparelho novo, pois o videogame lê e reproduz discos BD. Atualmente há no mercado diversas versões de leitores de Blu-Ray de diversos preços. Estes equipamentos se assemelham com os aparelhos de DVD e a grande vantagem é que os mesmos também são compatíveis com outras mídias, como DVDs e CDs.

Fotos

Confira Fotos sobre Gravador Blue Ray: O que é um Gravador Blue Ray Para que serve o Gravador Blue Ray Como funciona Gravador Blue Ray Blue Ray Gravador

Pesquisar
Artigos Relacionados