Grande Porto Alegre

links patrocinados

Grande Porto Alegre

Grande Porto Alegre

Às margens do Guaíba

A Grande Porto Alegre está localizada a beira do lago Guaíba e é a capital brasileira que fica mais ao sul. Fundada em 1772 por açorianos, foi somente em 1821 que o povoado ganhou status de cidade.

A grande Porto Alegre e seu desenvolvimento estão extremamente ligadas a presença do lago. A facilidade no transporte, desde o interior do estado através dos rios que desembocam no lago e, também, a saída para o oceano Atlântico por meio da Lagoa dos Patos, permitiram uma maior mobilidade para a ligação ente Porto Alegre e o resto do país e, posteriormente, do mundo.

Diversidade da grande Porto Alegre

A região da grande Porto Alegre é formada por 31 municípios, na chamada região metropolitana. As diferenças entre PIB per capita, condições de moradia e qualidade dos serviços públicos é evidente entre estas cidades, que são constantemente alvo da migração de moradores do interior do estado por causa dos custos menores e da proximidade com a capital sul rio-grandense.

As margens do guaiba

É diversa também a presença de imigrantes na grande Porto Alegre: são italianos, alemães, poloneses, espanhóis, índios e africanos, entre outros, além dos colonizadores portugueses. Isso tornou a capital do Rio Grande do Sul uma das cidades mais importantes do Brasil.

A Grande Porto Alegre é forte na economia, onde possui, também, uma enorme diversidade de nichos e setores, desde o turismo até a agropecuária.

A indústria também é forte na região. No entanto, um grave problema assola os moradores da capital: a cidade está entre as com maior índice de potencial poluidor da indústria. Em 2007 o nível de poluição da cidade era o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Em contra partida, há hoje na grande Porto Alegre projetos de organizações não governamentais e também da própria prefeitura da cidade para reduzir as emissões e preservar o meio ambiente.

A Grande Porto Alegre e a Copa 2014

Porto Alegre

A cidade se prepara para a próxima Copa do Mundo da FIFA que acontecerá pela segunda vez no Brasil em 2014 com diversas obras de mobilidade e também do estádio Beira Rio do Internacional. Como visto em outras cidades-sede da copa, a maioria das obras estão atrasadas ou ainda nem saiu do papel.

A grande maioria delas diz respeito à infraestrutura de transportes como o prolongamento da Av. Severo Dullius e a reforma do complexo da rodoviária.

As obras, que têm previsão de serem concluídas até maio de 2014 – um mês antes do início da Copa do Mundo, prometem trazer benefícios para os moradores da Grande Porto Alegre em vários aspectos. O principal, logo de imediato após a copa é o aumento do número de turistas na capital gaúcha.

No trânsito a melhoria será bem visível segundo os estudos sobre o assunto. Todos esperam ansiosamente pelo fim das obras e comemoram seus benefícios.

Diversidades da Grande Porto Alegre

Porto do Futuro

A região metropolitana de Porto Alegre tem registrado um crescimento demográfico desenfreado nos últimos anos. Isto fica evidente no trânsito, no saneamento básico, no transporte público, entre outros pontos que a população reclama há anos.

Por este motivo a prefeitura da cidade criou o programa Porto do Futuro, onde estabelece diretrizes para melhorar estas condições e estimular ainda mais o crescimento econômico da região, mas de forma controlada e ecologicamente correta.

Para saber mais sobre a Grande Porto Alegre e seus planos para o futuro acesse o site da prefeitura da cidade.

Grande Porto Alegre e a copa 2014 Porto do futuro

Pesquisar
Artigos Relacionados