Google Acadêmico: como utilizar

links patrocinados

Google Acadêmico: como funciona

O que é o Google Acadêmico

O maior site de pesquisa do mundo disponibilizou em 2004 para os estudantes de todo o planeta uma base de dados alimentada por editoras e autores independentes de artigos, teses, citações, trabalhos de conclusão de curso, entre outros trabalhos de uma infinidade de assuntos. O nome desta ferramenta de pesquisa tão importante para alunos, professores e pesquisadores é Google Acadêmico (Google Scholar, inglês).

Como funciona o Google Acadêmico

Google Acadêmico: como funciona Google Acadêmico

Saber como funciona o Google Acadêmico é o primeiro passo para começar a utilizá-lo. Para pesquisar é necessário acessar a página do Google Acadêmico e digitar o termo que quiser, como “sustentabilidade”, por exemplo. O Google Acadêmico irá mostrar os resultados por ordem de relevância, ou seja, aquilo que é mais útil é sempre exibido nos primeiros resultados.

Para classificar um artigo ou citação como relevante o Google leva em consideração quantas vezes ele foi citado em outros trabalhos, quantas publicações aquele autor possui no Google Acadêmico e as referências feitas sobre ele por outros trabalhos. Para filtrar por outras categorias é possível marcar outras opções, como data da postagem, idioma, autor, entre outros itens.

Google Acadêmico

A biblioteca pessoal

O Google Acadêmico funciona também como uma ferramenta para que você salve todo o conteúdo que quiser em suas preferências ou em sua biblioteca. Para isso é necessário que você esteja logado com sua conta no Google. Assim, em cada item ou trabalho que você acessar no Google Acadêmico, poderá incluir todo o trabalho ou partes dele em sua biblioteca para que possa consultar sempre que quiser.

Google Acadêmico: saiba mais

Como criar alertas no Google Acadêmico

Os alertas são utilizados em praticamente todos os serviços do Google que exercem a função de pesquisa. O alerta é enviado a você toda vez que alguma nova publicação for feita e utilize algum termo pré-definido por você. Ainda usando o exemplo de “sustentabilidade”, quando você criar um alerta com esta palavra, sempre irá receber mensagens em seu e-mail quando for incluído algum trabalho no Google Acadêmico.

Para criar o alerta, vá até esta opção no canto inferior esquerdo da página inicial do Google Acadêmico. Depois, digite a palavra chave, seu e-mail e clique em “criar alerta”. Pronto, você ficará sempre informado sobre todas as novidades sobre este termo.

Google Acadêmico: como funciona - saiba mais

A importância da internet na disseminação de trabalhos acadêmicos

O Google Acadêmico funciona como um difusor de ideias completamente democrático: é possível que as editoras incluam seus conteúdos mais recentes para divulgá-los por um tempo e depois orientar os estudantes a comprar tais conteúdos. Além disso, para os estudantes, os benefícios do Google Acadêmico são fundamentais para que possam realizar seus trabalhos baseados em fontes confiáveis.

A Wikipédia é uma boa fonte de pesquisa, mas possui muitos artigos incompletos e que podem prejudicar o aluno na hora de redigir um trabalho mais completo. Neste caso, o Google Acadêmico é perfeito, pois permite que o aluno busque por um assunto e encontre todo o material disponível num só lugar, facilitando sua vida e fazendo com que seu trabalho fique mais completo e verdadeiro.

Pesquisar
Artigos Relacionados