Gazeta Mercantil

links patrocinados

Gazeta Mercantil

Gazeta Mercantil

O extinto jornal Gazeta Mercantil saiu pela primeira vez às ruas em 1920, fundada por Herbert Levy que faleceu no ano de 2002, depois continuou na direção da família.

Superou todos os veículos com perfil editorial econômico do país até mesmo o Jornal do Commercio e o Valor Econômico que faziam parte do mesmo segmento.

O maior jornal econômico do País

O diário financeiro foi projetado com base em grandes jornais internacionais econômicos do mundo como o Financial Times e o The Wall Street Journal. Lançado pela sociedade do ‘Grupo Folha e das Organizações Globo’, seu conteúdo era complementado com inúmeros ‘anúncios de balanços’. O jornal que trazia informações sobre toda a economia brasileira e circulava pelas principais capitais do país reunindo mais de 130 mil assinantes. E nos anos de 1970 chegou a estar como o mais importante jornal econômico brasileiro. Estava principalmente nas classes A e B nas mãos de grandes empresários de todo o país. Sua sede ficava situada em São Paulo.

Caderno da Gazeta Mercantil

O começo do Fim

Porém contraditório aconteceu em 1990, quando o jornal que falava sobre assuntos financeiros entrou para uma crise econômica que decretaria o seu fim.

A Gazeta até investiu em um novo projeto gráfico, novas editorias, designer, procurou atualizar-se como publicou na época. Na capa mudou a distribuição das manchetes, 15 pequenas notas na capa que levavam o leitor para o caderno Empresas e Negócios. Além da nova editoria Plano Pessoal que trazia dicas para as pessoas aprenderem a lidar com sua renda. O caderno de Cultura Fim De Semana passou a trazer informações sobre cinema, história, teatro, artes plásticas, literatura e música.

Investiram também na editoria de Opinião para atrair ao público. A nova Gazeta passou a ter mais fotos com muitas cores, que antes não existia na Gazeta, além de aumentarem o tamanho da letra e dos espaços, passaram a utilizar infográficos.

O auge das dificuldades financeiras se deram quando a Gazeta lançou um programa na TV e criou mais de 20 publicações regionais. Com bem menos jornalistas na redação e com pouco dinheiro em caixa, perdeu todo o glamour e aos poucos teve que admitir o fechamento depois de quase 90 anos, dizendo que iria manter a edição online. Edição online que também não passou do ano de 2009 e hoje da Gazeta só restou à história.

Imagem da Gazeta Mercantil

Circulação Suspensa

O jornal que chegou a ter uma tiragem diária de mais de 70 mil exemplares por todo o país teve sua circulação suspensa no ano de 2009, quando Nelson Tanure que administrava o jornal anuncia que as dividas acumuladas estão passam de 200 milhões de reais e começa o impasse de quem iria assumir as contas.

Mesmo com o ânimo de Luiz Fernando Levy em dizer que era temporária, a última edição da Gazeta Mercantil circulou pelas bancas no dia 25 de maio do mesmo ano. Houveram possibilidades de a Gazeta ser leiloada, porém no estado em que foi deixada, muitos esforços teriam que ser feitos para reergue-la.

A imprensa brasileira perdeu um símbolo de sua história.

Gazeta Mercantil online Jornal Gazeta Mercantil

Gazeta Mercantil

Confira um vídeo da Gazeta Mercantil:

Pesquisar
Artigos Relacionados