Gasolina Adulterada

Gasolina Adulterada

Gasolina Adulterada

Sobre a Gasolina Adulterada

A gasolina adultera é caracterizada pela inclusão de elementos não autorizados por lei, como solventes e dióxido de enxofre. O objetivo da adulteração é aumentar os lucros, pois as substâncias utilizadas, além de mais baratas que as originais, não recolhem impostos.

Os compostos presentes nos combustíveis brasileiros são regulados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Uma das principais formas de adulteração é o aumento de álcool anidro na composição da gasolina. Hoje, a ANP estabelece que a quantidade máxima permitida é de 25%.

Problemas

A gasolina adulterada prejudica os veículos porque eles não foram projetados para receber aquele tipo de combustível. Além disso, alguns compostos danificam o interior dos motores, principalmente as peças de borracha.

Também é comum ocorrerem entupimentos na bomba de gasolina, corrosão no sistema de injeção eletrônica e fundição do motor devido ao acúmulo de resíduos. O meio ambiente também paga o preço, pois combustíveis adulterados são mais poluentes.

O longo caminho que o combustível percorre desde sua produção até o abastecimento de veículos dificulta a fiscalização da ANP. A adulteração pode ocorrer em qualquer etapa do processo, incluindo armazenamento e transporte. Entretanto, os próprios consumidores podem ajudar nesta fiscalização.

Como evitar a gasolina adulterada

Abasteça somente em postos de confiança, localizados em seu caminho rotineiro. Caso necessite abastecer em postos desconhecidos, exija nota fiscal, o que permite identificar o combustível caso seu carro tenha problemas. Por fim, desconfie de preços muito baixos. A adulteração sonega impostos, fazendo com que o produto final saia mais barato para os postos.

Se você perceber alterações no consumo de combustível de seu carro, quedas de rendimento e falhas, é possível que a causa seja gasolina adulterada. Para denunciar postos que parecem estar vendendo este tipo de combustível, ligue para 0800 970 0267 e informe nome, CNPJ e endereço do estabelecimento. A ligação é gratuita.

GD Star Rating
loading...
Gasolina Adulterada, Nota: 3.3 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados