Ganhadores Oscar 2010

links patrocinados

Ganhadores Oscar 2010

Ganhadores Oscar 2010

Os fãs da sétima arte esperam ansiosamente todos os anos pela cerimônia do Oscar, uma premiação que reconhece os melhores profissionais e produções da indústria cinematográfica.

O prêmio, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana, foi criado em 1929, sendo considerado o prêmio mais antigo do segmento.

Os ganhadores do Oscar são escolhidos pelos mais de cinco mil membros votantes da academia, sendo que cada categoria profissional indica os cinco melhores profissionais para concorrerem.

Por exemplo, os diretores escolhem os diretores de destaque que concorrerão à estatueta de melhor diretor. Após esta seleção prévia, os membros votam e escolhem apenas um candidato.

Estatueta

Melhor Filme Oscar 2010

O nome Oscar não é nome oficial do evento, sendo que há várias hipóteses para o surgimento desta nomenclatura. Alguns acreditam que o nome tenha surgido após a secretária-executiva da academia, Margareth Harrick, mencionar que a estatueta entregue aos ganhadores se parecia muito com um tio seu chamado Oscar, enquanto que outros defendem que o nome tenha pegado depois da atriz Bette Davis dizer que a estatueta era semelhante ao seu primeiro marido.

O troféu máximo do cinema, a estatueta do Oscar, foi criada pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley.

Confeccionada com estanho folheado a ouro de quatorze quilates, a estatueta representa um homem nu e careca segurando uma espada em cima de um rolo de filme.

Categorias

Estatueta do Oscar 2010

Ao longo dos anos, diversas categorias foram inseridas ou excluídas da premiação. Entre as que prevalecem atualmente estão a de melhor diretor, melhor filme, melhor atriz melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original, melhor filme em língua estrangeira, melhor roteiro adaptado, melhor filme de animação, melhor curta-metragem em live action, melhor curta-metragem de animação, melhor musical, melhor documentário em curta-metragem, melhor documentário, melhor figurino, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor edição, melhor maquiagem, melhores efeitos visuais, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhor canção original.

Ganhadores do Oscar em 2010

A cerimônia do Oscar em 2010 aconteceu no dia três de março e contou com a apresentação dos atores Alec Baldwin e Steve Martin. Como de costume, a entrega dos prêmios aconteceu no Teatro Kodak, em Hollywood.

O grande vencedor da noite, contrariando todas as expectativas, foi o filme Guerra ao Terror, que retratava o dia a dia de soldados americanos no Iraque.

A produção, realizada com baixo orçamento, garantiu os prêmios de melhor filme, melhor direção para Kathryn Bigelow, melhor edição, melhor mixagem e melhor edição de som.

Muitos apostaram que Avatar, uma produção recheada de efeitos visuais, projeções em 3D e histórias de ficção científica ganharia o prêmio máximo. Porém, justamente a ex-mulher de James Cameron, diretor de Avatar, deu a volta por cima e foi eleita melhor diretora.

Vencedores do Oscar 2010

A estatueta de melhor ator foi concedida para Jeff Bridges, por Coração Louco, e a de melhor atriz para Sandra Bullock, por sua atuação em Um Sonho Possível.

Mo’Nique, pelo papel em Preciosa, venceu a categoria de atriz coadjuvante e Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios, foi eleito ator coadjuvante.

O argentino O Segredo dos Seus Olhos venceu na categoria melhor filme estrangeiro, The Cove foi eleito o melhor documentário, The Young Vitoria garantiu a estatueta de melhor figurino e a melhor maquiagem foi para Star Trek.

Foram consagrados na cerimônia ainda o filme de animação Up, o curta metragem The New Tenants, o documentário em curta metragem Music by Prudence e o curta metragem de animação Logorama.

Categorias Oscar Oscar 2010

Pesquisar