Furacão

links patrocinados

Furacão

Furacão

O furacão é um fenômeno climático que forma uma estrutura ciclônica por onde os ventos circulam velozmente. Por onde passam, os furacões levam ventos e tempestades e quando em regiões urbanas e agrícolas, causam muita devastação. Quando ocorrem, os ventos podem chegar a até 200 km/h. O olho, local onde ocorre fortes trovões, tem em média 45 km de diâmetro e atinge velocidade superior ao do restante do furacão.

Como os terremotos, esse fenômeno também possui uma escala para media sua intensidade, a escala Saffir-Simpson. Com uma sequência que vai de 1 a 5, onde 1 representa ventos de pouca intensidade e 5, ventos de velocidade perigosas, a medida também leva em conta o nível do mar.

Como e onde são formados

Quando o mar se aquece e partículas de água evaporam, a umidade da região aumenta, ocasionando tempestades e formando os furacões. O calor liberado pelas águas do oceano acaba se direcionando para o interior do furacão, quanto mais calor, mais intensidade o fenômeno possui.

O que e um Furacão

Os furacões ocorrem principalmente no verão e em zonas que possuem maior incidência de tempestades. Formados sobre os mares, os oceanos com maior formações de furacão são o Oceano Pacífico e o Oceano Índico.

O Bangladesh Cyclone foi o furacão com maior número de mortes registradas depois de sua passagem, 300 mil vítimas. Ele ocorreu na Índia, na década de 70.

No ano de 2013, um furacão atingiu fortemente o estado de Oklahome, nos Estados Unidos e deixou 51 mortos, incluindo crianças de uma escola primária. A região é conhecida pela vasta incidência do fenômeno climático, ao longo da história. Mesmo trazendo devastações, furacões desse porte não são nomeados na América do Norte.

Furacão, Tornado, Ciclone ou Tufão?

como surgem os Furacão

Todos os nomes designam o mesmo fenômeno climático, sendo o tornado o único ocorrido sobre o solo e não sobre o mar. O tornado também apresenta um formato mais cônico e ocorre em todos os continentes, menos na Antártida. Sua escala também é medida diferentemente, pelo índice Fujita, que vai de F0 (mais fraco) até F5 (mais intenso).

O termo furacão é o mais utilizado pela comunidade científica. Apesar de furacão, ciclone e tufão terem o mesmo significado, as palavras são mais ou menos utilizadas de acordo com a região do planeta onde o fenômeno acontece.

Furacão é mais utilizado no continente americano e tufão em países da Ásia, como o Japão e a Indonésia. Na Índia e Austrália a denominação mais comum é ciclone.

Furacão no Brasil

Furacões no Brasil

Apesar de o Brasil receber fortes vendavais, principalmente nas estações de outono e primavera, o país não possui incidências de furacões, pois o Oceano Atlântico que banha o Brasil possui temperatura não propensa à formação do fenômeno.

Apesar disso, em 2004 ocorreu a passagem do Furacão Catarina, com 2 na escala Saffir-Simpson. O ciclone chegou a 180km/h e devastou imóveis de cerca de 40 mil famílias da região sul do país. Ele foi o primeiro furacão formado no território Sul-Americano e o primeiro a passar pelo Brasil.

Furacao e tornado Velocidade de um Furacão

Pesquisar
Artigos Relacionados