Fundação João Pinheiro – FJP

links patrocinados

Fundação João Pinheiro – FJP

A Fundação João Pinheiro é o órgão oficial de estatística de Minas Gerais. A instituição está vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Suas principais áreas de atuação são no ensino e pesquisa em administração pública, avaliação de políticas públicas e na produção de indicadores estatísticos, econômicos, demográficos e sociais.

Cabe a Fundação João Pinheiro prestar serviços aos governos estaduais e federal, prefeituras, câmaras municipais, organismos nacionais e internacionais, universidades, empresas privadas e entidades representativas de diversos segmentos sociais.

A FJP se divide em três setores sendo eles: Centro de Estatísticas e Informações, Centro de Estudos de Políticas Públicas e Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho. Cada setor possui uma função para atender e cumprir com os principais objetivos da Fundação João Pinheiro.

CEI

O Centro de Estatística e Informações (CEI) é o setor responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Estatística, coletando, criticando, sistematizando e divulgando informações econômicas, sociais e demográficas para Minas Gerais e seus municípios.

O CEI realiza diversos trabalhos, entre ele a Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte (PED/RMBH), o Produto Interno Bruto de Minas Gerais (PIB) e Produto Interno Bruto de Minas Gerais (PIB) – Municípios e Regiões, Pesquisa Déficit Habitacional no Brasil e Perfil de Minas Gerais.

CEPP

O Centro de Estudos de Políticas Públicas tem as responsabilidades de avaliar os impactos socioeconômicos de programas e projetos públicos e privados, a produção indicadores de desenvolvimento humano e de gestão municipal e, ainda, análises, diagnósticos, elaboração de propostas e avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social.

Escola de Governo

E por fim, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho tem como objetivos a formação e o aperfeiçoamento dos quadros públicos e privados de Minas Gerais, oferecendo cursos de graduação, especialização, mestrado e extensão em administração pública em diferentes áreas de gestão. Os cursos oferecidos regularmente são na área de administração pública, em níveis de graduação, especialização e mestrado. Há também cursos de Segurança Pública.

Para saber mais sobre a Fundação João Pinheiro é só acessar o site. Lá também estão disponíveis as pesquisas feitas pelo órgãos e instruções de como se inscrever em cursos da Escola de Governo mineira.

FJP Vestibular 2011

FJP Vestibular 2011

Sobre a FJP Vestibular 2011

Ensino público e de qualidade. Isso que você irá encontrar na Fundação João Pinheiro, mantida pelo governo estadual de Minas Gerais. A fundação oferece apenas um curso de graduação e, dessa forma, todas as atenções estão voltadas para ele.

Assim como outras faculdades estaduais, para ingressar na FJP, os estudantes devem prestar uma prova que testa e atesta seus conhecimentos. Na verdade, os conhecimentos que os alunos devem dominar relativos aos anos do Ensino Médio.

Provas

Os exames de vestibular acontecem uma vez ao ano e os candidatos são submetidos a duas etapas de provas. A primeira acontece geralmente no mês de novembro e abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências (físicas, químicas e biológicas), História e Geografia.

Os estudantes têm de duas a cinco horas para completarem a prova que é de múltipla escolha. Se classificados nessa primeira prova, os alunos prestam a segunda fase do exame. A etapa 2 é composta por questões de matemática, Língua Portuguesa, Redação e História e os candidatos têm as mesmas cinco horas para concluir o exame.

Inscrições

O vestibular 2011 já foi encerrado e as inscrições para o vestibular 2012 ainda não foram abertas. No entanto, geralmente, os candidatos ao vestibular FJP se inscrevem pelo site www.gestaoconcurso.com.br. As inscrições são efetuadas somente via internet e o custo é de R$ 110,00.

Os estudantes interessados em cursar Administração Pública na Fundação João Pinheiro devem ser brasileiros ou naturalizados, possuir CPF, estar com as obrigações militares e eleitorais regularizadas e terem finalizado o terceiro ano do ensino médio até a data em que fizerem a matricula na fundação.

João Pinheiro

Em seu nome, a fundação homenageia um mineiro que fez história no estado. João Pinheiro é natural da cidade do Serro e foi um advogado formado pela Faculdade do Largo de São Francisco. No ano de 1888, quando retornou a Minas, João já mostrou que possui visão política, fundou o Clube Republicano, embrião do que viria a ser o Partido Republicano Mineiro.

Engajado na vida política, João Pinheiro foi governador do estado por duas vezes e sempre buscou melhorias no sistema público de educação. Antes de completar 48 anos, ele faleceu deixando um legado de luta pelas causas educacionais.

Pesquisar
Artigos Relacionados