FSP Online

links patrocinados

FSP Online

FSP Online

Sobre o FSP Online

São mais de 90 anos de história do grupo Folha que garantem que este seja um dos maiores conglomerados de mídia do país. A Folha esteve presente diariamente na história dos último 90 anos do Brasil. Hoje o grupo possui jornais, revistas, gráficas, marcas online e vários outros serviços, tudo sempre voltado a informação e comunicação.

O grupo empresa nove mil pessoas e gera mais cerca de sete mil empreos indiretos. É o responsável pelo Datafolha, um dos institutos de pesquisa mais respeitados do país e pela FolhaGráfica, uma gráfica dedicada a jornais e folhetos para empresas, editoras e agências de publicidade, entre outras empresas.

O jornal

A Folha de S. Paulo é um dos jornais mais lidos no país e é a junção dos três primeiros jornais do grupo. São eles o Folha da Noite (fundado em 1921), o Folha da Manhã (1925) e Folha da Tarde (1949). De circulação diária, o diário está no seu 91º ano. E desde a década de 80, o jornal mais vendido do país entre os diários nacionais de interesse geral.

Os princípios do jornal são: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência. A Fola é organizada em caderno temáticos fixos, além de suplementos. A circulação é nacional. A Folha foi também o primeiro jornal do Brasil a adotar o ombudsman e também o primeiro a oferecer conteúdo online aos leitores.

Folha Online

Na internet, a Folha de S. Paulo passa a se chamar Folha Online. O jornalismo é feito em tempo real, a atualização é constante. Uma evolução, visto que no início da internet, na explosão dela em 1995, a Folha só disponibiliza o mesmo conteúdo do jornal impresso.

Logo, a Folha percebeu que era necessário oferecer conteúdo a mais na rede, para chamar a atenção do internauta. Hoje, a Folha faz um conteúdo exclusivo para a internet.

No entanto, para ler a versão impressa da Folha, mas de maneira online, é preciso ser assinante do jornal, ou cliente UOL. Apenas essas pessoas podem fazer um cadastro que lhes darão o direito de ler o jornal na íntegra pela internet.

Jornal Folha de São Paulo SP Capital

Jornal Folha de São Paulo SP Capital

Desde 1921 com quase 100 anos de história o jornal Folha de São Paulo é o segundo maior jornal de circulação do Brasil. Fundado em 19 de fevereiro de 1921 o jornal cresceu, ganhou credibilidade e hoje pode-se dizer que ocupa a elite dos jornais.

Fundado por um grupo de jornalistas liderado por Olival Costa e Pedro Cunha o jornal que teve várias etapas: Folha da Manhã nos anos 20, Folha da Tarde nos anos 50 e por último Folha da Noite que por fim nos anos 60 tornou-se apenas a Folha de São Paulo.

A consolidação do jornal veio durante a campanha pela redemocratização do país em 1984, nas eleições diretas para presidente.O jornal é organizado em cadernos temáticos diários e suplementos, com circulação nacional. São as seguintes editorias: Poder, Mundo, Mercado, Cotidiano, Ciência, Saúde, Esporte, Folha Corridae Ilustrada além dos Classificados.

História Jornal Folha de São Paulo SP Capital

Circulação

A Folha é atualmente o jornal brasileiro de maior tiragem e circulação, considerando os diários nacionais. De acordo com o IVC( Instituto Verificador de Circulação) em seus números auditados de outubro/2012 : Domingos 321.535 exemplares e em dias úteis, 297.927 exemplares. Em média de segunda a domingo são 301.299 exemplares. O jornal é distribuído em São Paulo capital, no estado de São Paulo e

Integração do Impresso e Online

O site foi criado em 1995 e é o primeiro jornal em tempo real com a língua portuguesa. Inicialmente era chamado de Folha Online, hoje mudou para Folha de S.Paulo. A Folha tem investido em reformas gráficas desde 1980. Recentemente ampliou o tamanho das letras impressas e aumentou o uso das imagens.

Jornal Folha de São Paulo SP - jornalistas Capital

Curiosidades

A Folha foi o primeiro jornal do país à promover em 2010 a fusão entre o jornal impresoo e à versão online- que atualmente chama-se Folha de S. Paulo. O objetivo foi levar ao leitor mais possibilidades de acesso às informações.

O primeiro veículo de comunicação do Brasil a adotar a figura do ombudsman, iniciativa pioneira entre os jornais brasileiros, desde 2011 a Folha publica na internet edições em espanhol e em inglês.

Pioneira também no Brasil no sistema chamado “paywall/muro de pagamento poroso”- ou seja, os leitores passam a pagar pelo conteúdo digital, no entanto tem acesso a todo conteúdo do impresso, com isso o que se deseja é aumentar a oferta de conteúdo e de conforto para os leitores sem barrar o internauta eventual. O sistema que foi criado e implantado pelo setor de tecnologia da Folha, será flexível permitindo acesso a algumas partes do site sem computar.

Também foi o primeiro jornal a lançar o aplicativo para formatos de tablets e celulares com tecnologia HTML5 que permite adaptar o conteúdo aos respectivos formatos, basta acessa-lo pelo navegador do aparelho.

Jornal Folha de São Paulo Jornal Folha de São Paulo SP Capital - online

Jornal Folha de São Paulo SP Capital

Confira um vídeo sobre o jornal Folha de S. Paulo

Pesquisar
Artigos Relacionados