Freio a Disco

Freio a Disco

Freio a disco

O Freio a disco é um equipamento instalado nas rodas dos carros e que devem ser revisados periodicamente.

O que é o Freio a disco

O freio a disco é um máquina utilizada nos automóveis para parar as rodas dos carros. Ele é composto por três elementos básicos: as pastilhas de freio, a pinça e o disco. A pinça é praticamente o que liga as pastilhas ao disco, pressionando hidráulica e mecanicamente os dois lados do mesmo, forçando e causando a desaceleração contínua, que se persistida fará com que o carro pare.

A maior função dos freios a disco é remover a energia cinética produzida pelo carro em movimento, dissipando-a e transformando-a em calor, que acontece por causa do grande atrito entre pastilhas e disco. Por causa dessa fricção e criação de calor, muitos freios a disco precisam ter compartimentos para ventilação. Nesses lugares existem bombas que fomentam a refrigeração do equipamento.

Características do freio

A maioria dos carros de hoje possuem o equipamento do freio a disco nas rodas dianteiras de seus veículos, entretanto podem ser encontrados veículos com o freio a disco também nos pneus da parte de trás. Esses equipamentos de pinça flutuante são auto-ajustáveis e por isso mudam para o melhor lugar de atuação, cada vez que o freio é acionado.

O que e Freio a Disco

No caso de automóveis que possuem os freios a disco em suas quatro rodas, outro freio precisa ser instalado, chamado do freio de estacionamento. Ele serve como garantia caso nenhum dos outros equipamentos de frenagem funcionem no carro.

O tipo de material utilizado para a construção de um freio a disco é geralmente ferro fundido ou compostos cerâmicos, como o carbono, fibra sintética de aramida e sílica.

A manutenção dos Freios a disco

Os freios a disco precisam sempre passar por uma revisão mecânica profissional. Os componentes que mais se desgastam no automóvel são as pastilhas de freio. É muito difícil calcular quantos quilômetros o equipamento roda sem danos, pois isso depende da forma como o motorista conduz o eu carro.

Para que serve o Freio a Disco

O ideal é fazer uma revisão mecânica pelo menos duas vezes por ano para que um profissional possa consultar como anda os freios a disco. As atividades que mais diminuem a durabilidade das pastilhas são as acelerações, por tanto, quem costuma andar em velocidades maiores na estrada, ou nas montanhas, por exemplo, deve ficar ainda mais atento quando os freios a disco do veículo.

Geralmente, as pastilhas de freio das rodas traseiras possuem duração maior que os dos pneus dianteiros.

Como saber quando trocar os freios

Caracteristicas do Freio a Disco

Quando os freios a disco precisam ser substituídos, os motoristas podem notar alguns sinais que o carro dá. Alguns carros mais tecnológicos possuem uma ferramenta que aponta no painel da frente do automóvel quando os freios a disco precisam ser trocados.

Outros equipamentos modernos ainda podem emitir sinais sonoros de aviso quanto ao desgaste dos freios a disco. Também é preciso ficar atento se os freios estão esquentando demais, o que eu pode indicar que eles não estão dissipando a energia recebida.

A manutencao do Freio a Disco Quando saber quando trocar o Freio a Disco

GD Star Rating
loading...
Freio a Disco, Nota: 4.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados