Fotosizer: como funciona e onde baixar

links patrocinados

Fotosizer: como funciona e onde baixar

Todos os dias, milhões de imagens são compartilhadas no mundo, através dos mais variados sites e serviços. Em alguns casos, os aplicativos utilizados para tirar fotos já realizam diversas outras tarefas, como determinar o tamanho e resolução da imagem adequados para a postagem em redes sociais, por exemplo. Contudo, há casos em que as fotos são grandes demais para determinada página, o que impossibilita seu upload.

Resolução

Fotosizer: como funciona e onde baixar Fotosizer: como funciona e onde baixar - saiba mais

As câmeras digitais aumentaram sua resolução de maneira vertiginosa nos últimos anos. Hoje já é possível encontrar smartphones com câmeras de 40 megapixels, uma resolução assombrosa. Contudo, uma resolução alta também gera um arquivo muito grande e, muitas vezes, utilizamos a resolução máxima sem necessidade. Para imagens simples, como fotos tiradas em festas, por exemplo, uma resolução bem menor costuma ser mais do que suficiente. Às vezes, para economizar espaço em disco ou conseguir fazer o upload de uma imagem em determinado site ou rede social, precisamos reduzir o tamanho da foto, tanto em dimensões quanto em tamanho de arquivo. Qualquer editor de imagem consagrado tem esta função. Mas, se você não utiliza um destes softwares, não é necessário instalá-los para utilizar apenas uma função. Para isto existe o software Fotosizer, um programa extremamente leve que permite o redimensionamento de imagens de maneira bem simples e rápida.

Confira Fotosizer: como funciona e onde baixar

Como funciona o Fotosizer

O Fotosizer é um software pensado para ser simples, podendo ser utilizado até mesmo por quem nunca lidou com programas de edição de imagens. Após instalar o programa, você precisa apenas selecionar as fotos que deseja redimensionar, definir os parâmetros de saída – dimensões ou tamanho máximo de arquivo, por exemplo – e aplicar a configuração. Um dos diferenciais deste programa é a possibilidade de mudar o tamanho de várias fotos ao mesmo tempo, deixando a tarefa muito mais rápida.

Fotosizer: como funciona e onde baixar - saiba mais

Onde baixar o Fotosizer

O Fotosizer pode ser encontrado em páginas especializadas em downloads, como Baixaki e Superdownloads, ou no site oficial do desenvolvedor. O arquivo de instalação tem apenas 1,44 MB. A versão completa do programa é completamente gratuita, mas é preciso prestar atenção durante o processo de instalação. O Fotosizer solicita a instalação de duas barras de ferramentas: Yahoo e Dealio. Caso você não queira estas barras, desmarque todas as opções para instalação delas e prossiga normalmente.

Fotosizer: como funciona e onde baixar - confira

Recursos

Embora seja um programa muito simples, o Fotosizer tem alguns recursos interessantes. É possível, por exemplo, escolher tamanhos predeterminados de imagens, o que é ideal para configurar papeis de parede para o computador. Com a opção “mantain aspect ratio”, você se assegura de que as imagens não serão distorcidas no processo de redimensionamento.

Para reduzir ainda mais o tamanho final dos arquivos, você pode alterar a taxa de qualidade das imagens, na opção exibida em porcentagem. Contudo, geralmente não há necessidade de alterar este parâmetro, pois as imagens redimensionadas costumam ficar com um tamanho satisfatório mesmo sem redução de qualidade em porcentagem. Altere esta opção apenas se você precisar de tamanhos de arquivo realmente pequenos. No Fotosizer, também é possível converter o formato da imagem.

Pesquisar
Artigos Relacionados