FIPE

links patrocinados

FIPE

FIPE

Sobre a FIPE

Os automóveis fazem parte da vida de brasileiros de diversas idades. Aqueles que ainda não tem um automóvel sonham em poder comprar um ou quem já tem um carro sempre deseja trocá-lo por um modelo mais novo.

Informações sobre a tabela Fipe

Muita gente não sabe, mas os preços dos veículos no nosso país são regidos por índices de preços médios. Um dos órgãos que fazem pesquisas para fixar o valor médio dos automóveis é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, órgão mais conhecido pelos brasileiros apenas através da sigla FIPE.

O preço médio dos veículos pesquisados compõe uma tabela elaborada pela Fipe e contém os preços médios que são praticados no mercado brasileiro. Por ser um preço médio, é comum que haja preços que estão acima ou abaixo dos divulgados na tabela da Fipe.

A Tabela da Fipe é utilizada como referência para compra e para a venda de veículos, tanto por concessionárias e lojas, quanto por seguradoras. Para calcular os preços que são expressados na tabela da Fipe, diversas características são levadas em consideração, como o preço do veículo em várias regiões do país, o estado de conservação dos automóveis e seus acessórios e opcionais, por exemplo.

Consulta do preço médio de veículos na tabela Fipe

Para consultar o preço médio de algum veículo através da tabela da Fipe é muito fácil. Para isso, só é necessário entrar na página da Fundação na rede mundial de computadores e em seguida buscar pelo link “Índices”. Depois disso, localize “Preço Médio de Veículos”.

Em seguida, é só selecionar a data da tabela de referência, marca, modelo e o ano do modelo desejado. É possível consultar o preço médio de automóveis como carros e utilitários pequenos, motos, caminhões e micro-ônibus.

Fipe usado no cálculo do preço do IPVA

É importante lembrar que a Fipe é também a instituição responsável por prestar serviços para 24 estados brasileiros, já que calcula os preços médios de veículos a nível regional. Esse cálculo serve de base para que sejam cobrados os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, em todo o país.

 

Tabela Fipe 2011

Fipe é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A tabela FIPE é um índice de valores de veículos automotivos. A tabela concentra as informações dos valores dos automóveis e estipula um preço que os mesmos valham, ela leva em consideração o ano, o modelo, a marca e o estado de conservação do veiculo.

A tabela traz um preço médio para p veiculo. Para saber, por exemplo, a avaliação de seu carro, no site da FIPE existe um mecanismo que mede este valor, ele também pode ser encontrado em outros sites.

A tabela de avaliação para consulta, consiste basicamente em você colocar a marca do seu carro, o modelo do carro o ano do modelo qual a versão, em que estado o carro esta registrado, pois a diferença entre estados, e então o calculo será realizado trazendo um valor aproximado deste veiculo no mercado. A simulação de valor oficial necessita um código Fipe.

Consulta a tabela Fipe

Se você tem interesse em avaliar seu veiculo no mercado de automotivos ou esta interessado na compra de um veiculo automotivo, a consulta a tabela Fipe é o melhor meio para estipulação de valores médios, a tabela Fipe não determina o valor, ela apenas norteia o preço, quem dirá o preço de venda ou compra é o proprietário do veiculo.

Para ter acesso a tabela Fipe 2011 vá até o site da Fipe, que é o Fipe.org. No site entre n área de Índices. Nesta área você poderá encontrar diferentes índices de pesquisa IDET, IPC e Índice de preços de veículos.

Na sessão de Índice de Preços de Veículos você faz a escolha por geral, ou carros, ou motos ou caminhões e Micro-ônibus. Ao escolher o tipo de veiculo que você deseja consultar uma tabela aparecera ao lado, clique e coloque o mês de consulta, por exemplo Setembro 2011, depois é so terminar de preencher a caixa de requisição e o valor médio para o veiculo procurado naquele mes será encontrado.

Os Índices

Os índices são determinados através de pesquisas realizas por profissionais. Os serviços da Fipe estão presentes em vinte e quatro estados. No Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Espirito Santo, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Os preços médios calculados servem de base para o calculo do IPVA dos veículos.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados