FIPE Tabela

links patrocinados

FIPE Tabela

FIPE Tabela

Sobre a FIPE Tabela

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE – realiza diversas pesquisas do setor econômico. Para divulgar os dados, cria tabelas, que podem ser acessadas por qualquer pessoa e servem como base para avaliar o preço de produtos.

A FIPE foi criada em 1973 como uma entidade sem fins lucrativos com o intuito de apoiar o Departamento de Economia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Assim, a FIPE avalia situações econômicas e sociais utilizando os métodos da Economia. Suas pesquisas servem como base para discutir os problemas do país, formular políticas econômicas e públicas e analisar estas políticas, fortalecendo o crescimento sustentável do país, melhorando a produção, a competitividade, a distribuição da riqueza e diminuindo a pobreza.

Objetivo da FIPE

Para conseguir alcançar o seu feito, a FIPE trabalha com profissionais especializados, que seguem regras e normas de pesquisas econômicas. O objetivo é conseguir auxiliar com as universidades públicas e privadas para realizar programas de desenvolvimento econômico e social; oferecer cursos para debater o ensino e a teoria da economia, contribuindo para o aprimoramento dos profissionais da área; divulgar as pesquisas em meios de comunicação e na internet; fazer pesquisas pedidas por instituições privadas e públicas; e oferecer bolsas de estudos para professores de Economia da FEA/USP.

Os assuntos abordados nas pesquisas da FIPE são relacionados à agricultura, mercado de trabalho, economia internacional, economia industrial, finanças públicas, economia monetária, análise de conjuntura, economia regional e urbana, energia e meio ambiente, políticas sociais, economia da saúde, economia do turismo e outros índices, como preços de eletroeletrônicos, de bebidas no varejo, em supermercados, de leite e derivados, no varejo, ao consumidor em outros municípios, além de índices de atividade econômica por setores e regiões.

Uma das tabelas da FIPE mais utilizadas pelos consumidores brasileiros é a de preços dos veículos. Com categorias de ano, modelo, marca e outros detalhes, a população pode acessar a tabela fipe com a média dos preços, podendo fazer um negócio melhor.

A FIPE ainda divulga as tabelas de várias maneiras. Dentre elas estão o boletim de informações da FIPE, a revista Estudos Econômicos e em textos acadêmicos feitos por pesquisadores.

Cursos da FIPE

A FIPE também oferece cursos aos profissionais da Economia. São realizados MBA na USP, pós graduação lato sensu, extensão para executivos, extensão de curta duração, extensão cultural e intercâmbio internacional.

 

Caminhoes e Carretas

Caminhoes e Carretas

Caminhão é um veículo que serve para o transporte de bens. Ele é bem diferente de outros veículos terrestres como automóveis. Tem características únicas na maioria dos seus modelos como, por exemplo, uma estrutura forte que se dá o nome de chassis.

História do Caminhão

Os caminhões podem ser construídos em vários tamanhos, depende assim para que sirva o caminhão. Sua história está de mãos dadas com os dos carros. Ela remonta a um “fardier” construído no ano de 1769, um vapor construído por um inventor francês chamado Nicolas Joseph Cugnot. Entretanto, os caminhões não eram comuns até meados de 1800.

O surgimento do primeiro caminhão com motor de combustão interna se deu apenas no ano de 1898, e foi desenvolvido pelo alemão nascido ainda no reino da Bavaria chamado de Gottieb Wihelm Daimler. Após, outros modelos começaram a surgir fabricados por montadoras como a Benz, Peugeot e Renault. Estas máquinas eram construídas contendo apenas dois cilindros, podendo carregar até dois mil quilos.

Evolução nos caminhões depois da Primeira Guerra Mundial

Depois da Primeira Grande Guerra, vários avanços com relação aos caminhões foram conseguidos como, por exemplo, acionadores de partida elétricos, motores de 6 cilindros. Iluminação elétrica, pneus pneumáticos, entre outros itens. Para aumentar ainda mais o avanço tecnológicos destes veículos terrestres, entraram na briga para a fabricação empresas como a Ford e a Renault.

Motores a Diesel

Outro ponto bastante importante na história dos caminhões foi quando começaram a produzir os primeiros modelos com motores a diesel. Apesar dos motores a diesel já serem inventados nos anos de 1890, só começaram a surgir nos caminhões em meados dos anos de 1920, no continente europeu. Nos Estados Unidos da América os motores a diesel só apareceram na década de 70, enquanto na Europa praticamente todos os caminhões já possuíam motores a diesel cerca de 20 anos antes.

Carretas

As carretas, conhecidas também como Semirreboque, é um segmento que normalmente é utilizado para o transporte de cargas e bens por vias rodoviárias. Ela é tracionada por um caminhão, conhecido pelo meio como através do termo cavalo-mecânico.
As carretas são acopladas ao caminhão através de um engate que se chama aqui no Brasil de pino-rei, ou ainda de quinta-roda. As carretas normalmente possuem de um a três eixos.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados