Fipe Automóveis

links patrocinados

Fipe Automóveis

Fipe Automóveis

Sobre a Fipe Automóveis

A FIPE, que é sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é uma entidade que opera há 37 anos no mercado brasileiro. Ela não tem fins lucrativos e seu objetivo é levantar dados para a partir deles elaborar índices de mercado.

Na realidade, a entidade foi criada para atuar principalmente nas áreas de pesquisa e ensino do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, servindo de apoio a esta instituição.

O objetivo da Fipe é estudar fenômenos econômicos, bem como debater problemas desta ordem, formular políticas, avaliar a importância dessas políticas, entre muitas outras coisas.

A tabela Fipe

A tabela FIPE mostra o quanto determinado bem vale nos dias de hoje, baseando-se na valorização ou desvalorização do mesmo em relação a seu valor inicial. Ela é muito utilizada no comércio de automóveis.

É importante ressaltar que a tabela é apenas um parâmetro, expressa os preços médios praticados no mercado, mas as negociações podem ser feitas em um valor acima ou abaixo dessa tabela.

Apontando o preço médio que determinado objeto deve custar, ou seja, o “valor de mercado”, fica mais fácil para quem compra e para quem vende, saber se está fazendo um bom negócio. Estado de conservação, itens opcionais e tipo de pintura são coisas que contam na hora de avaliar o automóvel.

Como saber o valor da FIPE

Para saber o quanto vale um determinado automóvel em média nos dias de hoje em território nacional, é só entrar no site da FIPE e digitar o código referente ao veículo. Caso não saiba qual é esse código, basta ter em mãos o modelo, marca e o ano do veículo.

Tabela FIPE de Carros Usados

Tabela FIPE de Carros Usados

Sobre a Tabela FIPE de Carros Usados

Todos os anos, versões novas de automóveis são lançados no mercado e os antigos são naturalmente substituídos, trocados e vendidos a outra pessoa que tem interesse. Comprar um carro usado pode ser um baita negócio, porque geralmente são bem mais baratos do que carros novos, e consequentemente mais acessíveis a uma boa parte da população.

Mas antes de comprar, são vários fatores que o comprador tem que observar para não ser passado para trás. Um bom começo é observar os preços indicados pela tabela FIPE de carros usados.

O que é a Fipe

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma entidade que, entre outras funções, determina o valor médio de mercado de um determinado produto. Este valor serve de parâmetro para negociação, assim o consumidor sabe se está pagando um preço justo pelo que quer comprar.

A Fundação disponibiliza o preço de vários produtos, montando a tabela FIPE. Um dos produtos à disposição para consulta – que, inclusive, está entre os mais consultados – é o carro usado.

Para dizer quanto o automóvel vale, a tabela leva em consideração uma pesquisa feita em todo o Brasil que avalia o preço médio de reposição no mercado. No caso dos carros usados, a FIPE leva em consideração o ano de fabricação, os itens que o veículo possui, etc.

Você pode consultar a tabela FIPE facilmente pela internet. Ao entrar no site da Fundação, você digita a categoria, marca, modelo e ano do automóvel, ou ainda o código Fipe, que todo o veículo tem.

Vários outros sites ligados à economia e à compra e venda de veículos também disponibilizam um link para a tabela Fipe, o que facilita muito a vida do consumidor. Entre eles estão o UOL carros, o site da Quatro Rodas, sites de seguradoras, e muitos outros.

FIPE Motos

Quem vai vender um veículo, sabe como é importante que ele seja valorizado e você receba um preço justo. Ao levar uma moto em uma revendedora, é muito comum que o vendedor indique qual é o preco que você cobrar pelo item. Porem, é necessário prestar atenção para não perder dinheiro.

É ai que entra a tabela FIPE, uma tabela de preços médios que é elaborada pela Fundação Instuto de Pesquisas Ecocomicas. A FIPE é composta por diversos tpos de veículos, como carros, caminhos e as motos. Então quem está pensando em vender a sua moto, pode dar uma conferida na FIPE para obersar o valor médio.

Elaboração FIPE Motos

A FIPE é uma tabela que é feita a partir de uma pesquisa que aborda os preços e a posição media do mercado brasileiro. Ela serve como uuma base referencia para que consumidor e o comerciante saibam quanto sabe determinado produto, e assim, poderem pedir e cobrar um preço justo.

Dessa forma, a FIPE é atualizada muitas vezes por ano, já que os preços acompanham o mercado e seus lançamentos. Por exemplo, alguns veículos acabam perdendo o seu valor mais rápido do que outros, por isso é interessante fazer a consulta.

Consulta FIPE Motos

Para consultar qual o preço da sua moto ou da que você deseja, só acessar o site da Fundação. Uma vez nele, é necessário selecionar qual o tipo de veículo você deseja consultar. No caso das moto, é só clicar na palavra.

Na consulta, é possível preencher vários campos. Primeiro, é preciso escolher qual ser a tabela de referencia. Esta é divida a partir dos meses e de qual ano se trata. Também é possível inserir o código FIPE, que é a nomeação direta da moto. Depois é só escolher qual ;e a marca, o modelo e o ano do modelo.

O site irá trazer todas as informações de referencia e também o preço médio que é cobrado pelo modelo e também a data da consulta. É importante estar atendo ao dia caso você queira fazer uma negociação. Na mesma pagina com os resultados, é possível fazer a impressão rápida do conteúdo pesquisado.

Pesquisar
Artigos Relacionados