Financiamento de veículos

links patrocinados

Financiamento de veículos

Financiamento de veículos

O que é um financiamento?

Para se realizar um financiamento, de veículos ou de qualquer outro bem ou investimento, é necessário que este bem esteja planejado pela pessoa que pretende fazer um financiamento. Isso porque, diferentemente do empréstimo, financiar algo exige que o valor recebido pelo contratante seja investido num objeto previamente acordado.

Para poder financiar uma casa, um automóvel, um bem qualquer, ou simplesmente investir em alguma coisa, é necessário procurar uma instituição financeira, em geral bancos ou associados e apresentar os documentos exigidos e uma proposta, explicando os motivos do financiamento.

Há alguns tipos de financiamentos disponíveis no mercado de automóveis. Os principais são: leasing e CDC.

Financiamento de veículos por leasing

O financiamento de veículos pelo método de leasing é o chamado arrendamento mercantil. Este tipo de financiamento de veículos funciona como um aluguel realmente.

Financiamento de veículos de leasing

A instituição financeira compra o bem requerido pela pessoa e o aluga para esta pessoa por um valor mensal estipulado. Neste caso, o financiamento do veículo fica no nome desta instituição até ser quitado pelo proprietário.

Sendo assim, o leasing é o tipo de financiamento de veículos preferido das instituições financeiras, pois, caso o cliente não pague as parcelas, a empresa pode tomar o veículo de volta mais facilmente. Também por este motivo, os juros do financiamento são mais baixos do que no CDC.

Outra característica do leasing é a impossibilidade de se adiantar parcelas antes de dois anos do início do contrato para liquidar juros. Esta é uma norma do Banco Central para este tipo de financiamento de veículos e é passível de multa caso você queira quitar o carro antes deste prazo. No caso do CDC é possível abater os juros desta forma.

Financiamento de veículos por CDC

O que e Financiamento de veículos

O financiamento de veículos por CDC é o mais comum no Brasil (77%) justamente pela simplicidade do contrato e pela possibilidade de adiantar parcelas para abater juros.

Um ponto negativo do CDC em relação ao leasing é que no financiamento de veículos por CDC é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF. Na última tabela publicada no Diário Oficial da União, o IOF cobrado de pessoas físicas em financiamentos é de 3%.

O maior benefício do financiamento de veículos por CDC certamente é o fato de que o veículo fica no seu nome desde o início, não sendo necessário fazer a transferência de nome no fim do parcelamento. Já no leasing, isso é necessário e uma taxa de aproximadamente R$450,00 é cobrada.

Financiamento de veículos por cdc

Consumo e financiamentos no Brasil

O financiamento de veículos no Brasil cresceu muito nos últimos anos devido à facilidade para obter crédito e pelo aumento do poder de compra do brasileiro. O resultado foi a superlotação das ruas e avenidas nacionais e o aumento exponencial dos congestionamentos, inclusive em cidades de médio porte.

Por isso, o último aumento do IOF pelo Governo Federal foi visto como uma tentativa de frear a quantidade de financiamentos realizados pelos brasileiros e frear a inflação. Certamente, isso não irá impedir as pessoas de comprar carros, mas poderá dar um alívio ao trânsito brasileiro, cada vez mais travado e estressante.

Consumo e financiamento veículos para financiamento

Pesquisar
Artigos Relacionados