Finanças Pessoais

links patrocinados

Finanças Pessoais

Finanças Pessoais

As finanças pessoais é o modo que cada pessoa utiliza o dinheiro no que diz respeito à economia para controlar a sua situação financeira e os mais variados gastos. De acordo com o momento econômico que cada pessoa vive uma estratégia diferente pode ser tomada para o controle das finanças pessoais.

Podemos citar como as principais tarefas relacionadas ao controle de nossas finanças pessoais o orçamento doméstico, cálculos de investimento, estudo de opções de financiamento bancário, planos de aposentadoria, patrimônio, gerenciamento de conta corrente e acompanhamento de gastos.

Principal objetivo das Finanças Pessoais

Evitar as dívidas a curto e longo prazo pode ser considerado com o principal objetivo de se controlar as finanças pessoais. Quando realizamos o acompanhamento de todos os nossos gastos mensalmente, como valor de mensalidade escolar dos filhos, gastos com supermercado, lazer, médicos, entre outros, controlamos melhor o nosso dinheiro e assim evitamos surpresas nas contas no final do mês.

Finanças Pessoais – montando o orçamento

O jeito mais rápido, prático e simples de se fazer um controle de gastos é anotar em um papel, ou então em uma planilha no computador, todos os gastos que temos durante o mês e comparar com o rendimento da família. Caso o valor final apresente um déficit com relação ao rendimento, é preciso cortar gastos.

Desta forma, é possível identificar para onde vai o seu salário todo o mês e procurar formas de melhorar as finanças pessoais. Após a dica de anotar todos os gastos em uma folha de papel, reúna a família e avaliem quais são os gastos mais supérfluos dentro do orçamento familiar. Além disso, com a participação de todos na tomada das decisões, o comprometimento é maior, já que se saberá o tamanho do rombo no salário e todos podem contribuir para melhorá-lo.

A racionalidade no que diz respeito aos gastos é a melhor forma de economizar dinheiro e passar um mês tranquilo, com poucas ou até nenhuma dívida acumulada. É muito difícil conseguir guardar dinheiro, mesmo querendo muito, se estivermos com o dinheiro em caixa somos propícios a gastar. Por isso mesmo é preciso ter um autocontrole muito grande com relação aos gastos e sempre gastar menos do que se ganha.

Finanças Pessoais – dívidas

As dívidas são o estágio final de um orçamento mal planejado e da ausência do controle das finanças pessoais. Problemas com dívidas também podem acontecer por gastos inesperados, como doença, desemprego e divórcio, por exemplo. Mas geralmente é pela falta do planejamento das finanças pessoais, já que a fatura do cartão de crédito ou o limite do cheque especial estourado.

Para poder sair das dívidas é preciso ter calma e não entrar em desespero. Faça uma lista com todas as suas dívidas e ordene, posteriormente, da maior para a menor. As dívidas maiores devem ser pagas primeiro, já que o valor dos juros é cobrado em cima do valor da dívida, ou seja, quanto maior a dívida mais juros você irá pagar por ela.

Fotos

Confira Fotos das Finanças Pessoais:

Finanças pessoaisFinanças pessoais
Calcule seus gostos para não ficar no vermelhoCalcule seus gostos para não ficar no vermelho
Mantenha em dia suas finançasMantenha em dia suas finanças

Pesquisar
Artigos Relacionados