Filmes Harry Potter

links patrocinados

Filmes Harry Potter

Filmes Harry Potter

Baseada na série de livros que mais vendeu na história e que já foi traduzida para 67 idiomas, a franquia de filmes do Harry Potter deu origem a oito filmes e rendeu cerca de US$ 7,7 bilhões em bilheteria no total. Este enorme sucesso se deve a fatores fáceis de explicar: a boa história somada a um elenco de primeira linha e efeitos especiais que ajudaram a trazer para a tela do cinema toda a magia que até então se limitava às palavras dos livros escritos por J. K. Rowling.

De 2001 a 2011, foi lançado um total de oito filmes da franquia Harry Potter, baseado nos sete livros lançados. O primeiro filme já foi um sucesso: Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado em 2001 e contribuiu para a consagração dos anos 2000 como a década dos épicos dos efeitos especiais; logo o gênero ganharia a série O Senhor dos Aneis e mais filmes da nova trilogia de Star Wars. O último livro teve um filme dividido em duas partes. No papel do menino bruxo esteve Daniel Radcliffe. Seus melhores amigos, Rony e Hermione, foram interpretados por Rupert Grint e Emma Watson. Diversos diretores passaram pela franquia, deixando também suas marcas pessoais. O primeiro filme tem um ar de fascinação pelo fantástico quase infantil e foi dirigido por Chris Columbus, famoso pelo filme Esqueceram de Mim. O terceiro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, adquire um tom mais sombrio sob a direção do cineasta Alfonso Cuarón.

Elenco

Livros do Harry Potter

O trio protagonista da franquia Harry Potter cresceu junto às telas, e junto com o seu público. Os papéis no primeiro filme foram os primeiros deles no cinema e hoje são considerados astros consagrados – e ricos. Apenas uma troca de atores teve que ser feita, a de Richard Harris, que interpretou o mago Dumbledore nos dois primeiros filmes. Ele foi substituído por Michael Gambon no resto da saga. A franquia Harry Potter conta com um elenco de primeira que inclui Alan Rickman, Maggie Smith, Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Brendan Gleeson, Gary Oldman e Emma Thompson. A nata do cinema britânico marcou presença em cheio na série, o que só contribuiu para sua qualidade geral.

Sinopse

Harry Potter e a pedra filosofal

Harry Potter é um menino órfão que é criado pelos abusivos tios e um primo mimado. Sua vida muda quando recebe uma misteriosa carta, dizendo-o que havia sido convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry Potter era um bruxo, como os seus pais, que também estudaram em Hogwarts. Lá, ele faz amigos, mas também atrai atenção para si. A cicatriz em sua testa, vestígio do ataque do mago do mal Voldemort quando matou seus pais, faz dele um alvo para seguidores do lorde das trevas que armam planos para ressuscitá-lo. Ao longo dos oito filmes da franquia, Harry cresce, se apaixona, luta contra as forças do mal e salva Hogwarts diversas vezes.

Crítica

Harry Potter e o prisioneiro de askaban

Diferente de muitas franquias arrasa-quarteirões de muitos episódios, Harry Potter sempre foi muito bem recebido pela crítica. Os maiores elogios eram direcionados aos efeitos visuais, as locações e ao elenco. Há quem reclame de partes dos livros que faltam na adaptação cinematográfica, mas é preciso se lembrar de que filmes e livros funcionam em ritmos diferentes. Alguns críticos também reclamaram da diferença no retrato de Dumbledore por Michael Gambon após substituir Richard Harris. Outro fator muito elogiado foi a direção de arte dos filmes, aos poucos se tornando mais sombria conforme se aproximava o final da saga.

Harry Potter e a ordem da fenix Harry Potter e as relíquias da morte

Pesquisar
Artigos Relacionados