Filmes brasileiros que concorreram ao Oscar

links patrocinados

Veja quais foram os filmes brasileiros que concorreram ao Oscar.

Filmes brasileiros que concorreram ao Oscar

Filmes brasileiros

Sobre as obras O Pagador de Promessas e O Quatrilho

Quando o assunto principal da roda são os filmes brasileiros que concorreram ao Oscar, um dos primeiros que devem surgir à mente é “O Pagador de Promessas”, um clássico do cineasta Glauber Rocha e que concorreu ao maior prêmio do cinema mundial no ano de 1962. Naquele mesmo ano, o mesmo havia ganhado a estatueta da Palma de Ouro do Festival de Cannes da França.

Na categoria de Melhor Filmes Estrangeiro, acabou perdendo para o francês “Sempre aos Domingos”. Esta foi a primeira indicação real do país, seguida por “O Quatrilho”, de Fábio Barreto, somente em 1994. Entre os filmes brasileiros que concorreram ao Oscar, acabou perdendo para uma obra holandesa. Mas a outra indicação não viria muito depois.

Filmes brasileiros que concorreram ao Oscar: mais duas chances

Filmes brasileiros indicados ao oscar

Dois anos depois de “O Quatrilho” ser indicado, chegou a vez de “O que é isso, companheiro?”, por Bruno Barreto. A história trata de um acontecimento real: o sequestro de um embaixador americano na época da Ditadura. Entre os filmes brasileiros que concorreram ao Oscar, também não levou a melhor. Perdemos novamente para uma obra holandesa.

O importante é que em 1999, outro título compunha a lista dos filmes brasileiros que concorreram ao Oscar. A obra prima brasileira, “Central do Brasil”, estrelada pela grande atriz Fernanda Montenegro foi indicada para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Ela ainda concorreu como Melhor Atriz. O filme perdeu para o italiano “A Vida é Bela” (até que foi justo). O que não contávamos é que Fernanda perderia o título para Gwyneth Paltrow, quando Meryl Streep também estava na disputa.

Outras categorias de premiação

Filmes brasileiros

Além de “Melhor Filme Estrangeiro”, outra obras nacionais também tiveram chances de ganhar entre os filmes brasileiros que concorreram ao Oscar foi “O Beijo da Mulher Aranha”, como Melhor Filme e Melhor Direção. Acabou não levando nenhuma das premiações, infelizmente, mas a indicação para a principal categoria foi honrosa para o diretor Hector Babenco, em 1986.

O campeão de indicações entre os filmes brasileiros que concorreram ao Oscar foi “Cidade de Deus”, que concorreu em: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado. A injustiça foi que a obra de Fernando Meirelles não ganhou nada, mas serviu para que o diretor brasileiro ficasse conhecido.

Filmes brasileiros que concorreram ao Oscar: mais dicas

Oscar Filmes brasileiros

“Diários de Motocicleta” foi dirigido pelo brasileiro Walter Salles (mesmo de Central do Brasil), mas muitos não consideram como uma produção nacional. Uma parceria foi feita com a Argentina, Reino Unido, Estados Unidos e outras nações, mas tinha dedo nacional nosso lá. Entre os filmes brasileiros que concorreram ao Oscar, concorreu como Melhor Roteiro Adaptado e venceu como Melhor Canção Original. A canção era uruguaia.

“Lixo Extraordinário” é outro orgulho nacional. Foi indicado na categoria de Melhor Documentário, assim como o mais recente “Sal na Terra”, dirigido por um brasileiro com parceria de outros países. Decepção foi ver Carlinhos Brown perder a categoria de Melhor Canção Original de “Rio”, para “Os Muppets”.

Pesquisar
Artigos Relacionados