Fiat Mio

Fiat Mio

Fiat Mio

Sobre o Fiat Mio

Para tentar acompanhar de todas as maneiras possíveis as tendências do mercado algumas empresas chegam a abrir a possibilidade de pessoas comuns, fora daquele ambiente de trabalho, criarem projetos para serem produzidos pela mesma. Desse modo, os dois lados saem ganhando: a empresa tem a visão de alguém desconhecido e inovador, enquanto esse alguém tem a oportunidade de concretizar sua ideia.

Possibilidade de fazer parte de um conceito

No caso da empresa Fiat, em agosto de 2009 foi lançado o projeto nomeado Mio com o objetivo de agrupar ideias de pessoas que conseguissem chegar a um conceito de carro do futuro. Assim, com o convite feito ao público geral, a Fiat assumiu o compromisso de tirar do papel o tal carro-conceito e transformá-lo em realidade.

Com 17.000 participantes, a Fiat recebeu mais de 11.000 ideias até o mês de novembro do mesmo ano. Com um estudo detalhado para identificar quais traços de quais projetos poderiam ser aproveitados para a composição de um único automóvel, a montadora criou um briefing para construir o carro.

A iniciativa se configura como o primeiro carro colaborativo do mundo, principalmente quando se leva em conta que ele só foi construído a partir de sugestões feitas pelos próprios usuários da Fiat. Por isso o slogan desse projeto é “Mio – Um carro para chamar de seu”.

Etapas finais do projeto

Considerando a abrangência do projeto, cada indivíduo que enviou uma ideia à empresa pode se considerar colaborador do resultado final atingido pelos funcionários da empresa. O projeto Fiat Mio foi lançado a nível mundial, sem restrição de países ou localidade geográfica.

Foi em fevereiro de 2010 quando a montadora deu início ao trabalho de construir o carro projetado pelos participantes da iniciativa. Com isso em mente, a empresa tinha total conhecimento sobre a responsabilidade em assumir um compromisso com todos aqueles que se deram ao trabalho de pensar em um carro-conceito.

Por fim, o lançamento do carro mais especulado pelos participantes do projeto foi feito em outubro de 2010, no Salão do Automóvel de São Paulo. O resultado ficou disponível entre os dias 27 do mesmo mês até o dia 7 de novembro. Portanto, essa foi uma proposta que deu certo para a Fiat, pois o trabalho saiu do papel e surgiu um carro pensado em conjunto.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados