Festa Junina

links patrocinados

Festa Junina

Festa Junina

O mês de junho, no Brasil, marca o começo das temperaturas mais frias em diversas regiões do país, o que torna ideal o cenário para as tradicionais festas juninas, com direito a fogueira, quentão e uma série de comidas típicas. As festas juninas têm uma origem muito antiga.

As primeiras comemorações que deram origem à festa que conhecemos eram celebradas por povos pagãos. Na Idade Média, a Igreja Católica transformou-a em um evento cristão. Por este motivo, em muitos lugares as festas juninas são conhecidas como “Festa de São João”.

Embora com algumas características distintas, as festas juninas acontecem em diversos países, especialmente na Europa, onde é um evento bastante tradicional em locais como Finlândia, Dinamarca, Suécia, Itália, Portugal, Espanha e França. Assim como no Brasil, as festas juninas europeias têm a fogueira como uma de suas características principais.

Festa Junina

As quadrilhas também são muito comuns nestes países. No Brasil, a festa era inicialmente conhecida como “joanina”, uma referência a São João. Contudo, devido ao mês em que é realizada, seu nome acabou mudando para festa junina.

Festa Junina brasileira

Mas, como era de se esperar, a festa junina realizada no Brasil traz uma série de diferenças em relação ao evento em outros países. O Brasil é um país multicultural, o que se reflete na maioria de suas manifestações artísticas e religiosas. As músicas típicas das festas juninas do Brasil têm uma forte influência portuguesa. Instrumentos como sanfona, triângulo e cavaquinho têm origem na cultura de Portugal.

Roupas típicas

O que e Festa Junina

Uma das marcas mais características das festas juninas é a roupa. O vestido de chita e a camisa xadrez fazem referência aos habitantes das regiões rurais, também conhecidos como “caipiras”. Embora aconteçam em todo o Brasil, as festas juninas têm força especial na região Nordeste, onde os agricultores agradecem anualmente a São Pedro e São João Batista pelas colheitas. Outras regiões, como o interior paulista, também têm festejos muito tradicionais.

Maiores festas juninas do Brasil

Em alguns lugares do país, as festas juninas ganham tanta importância que se tornam eventos gigantescos, que atraem milhares de pessoas e ajudam a impulsionar a economia no mês de junho. Os exemplos mais notáveis são as festas de Senhor do Bonfim, Amargosa e Piritiba (Bahia), Mossoró (Rio Grande do Norte), Arcoverde (Pernambuco), Juazeiro do Norte (Ceará). Cidades como Cruz das Almas, Caruaru e Campina Grande realizam as maiores festas do país, que duram trinta dias.

Pra que serve a Festa Junina

Campina Grande, inclusive, tem seu nome no Livro Guinness dos Recordes graças à maior festa folclórica ao ar livre do planeta, o evento Maior São João do Mundo.

Comidas típicas

A maior parte das pessoas é atraída para as festas juninas devido às comidas típicas. No nordeste, onde os eventos coincidem com a colheita do milho, é comum encontrar pratos típicos como curau, canjica, pamonha e milho cozido. Outras comidas típicas do período incluem bolo de pinhão, cocada, pé-de-moleque, paçoca, arroz-doce e, claro, o vinho quente. As festas também são marcadas pelos bingos, casamentos e danças de quadrilha.

Culinaria de Festa Junina Roupas Tipicas de Festa Junina

Pesquisar
Artigos Relacionados