Feriados Nacionais

links patrocinados

Feriados Nacionais

Feriados Nacionais

Ao todo no Brasil existem oito feriados nacionais definidos por diversas leis durante toda a história do país. Isso porque essas datas não são únicas e outros feriados já existiram no calendário brasileiro.

Até o ano de 1930, existiam 12 feriados nacionais em nosso país. Mas o então presidente Getúlio Varga, através do decreto no 19.488, reduziu o número de datas comemorativas de 12 para seis. Até essa época, também eram feriados no Brasil o dia 28 de fevereiro, que comemorava a redação da constituição de 1891; 3 de maio, dia do descobrimento do Brasil (comemorado neste dia e não no dia 22 de abril); 13 de maio, fim da escravidão no país; 14 de junho, dia da independência dos povos americanos e 12 de outubro, dia do descobrimento da América.

Feriados Nacionais – 1º de janeiro, Confraternização Universal

O primeiro feriado nacional brasileiro, assim como em diversas partes do mundo, é o feriado da Confraternização Universal, comemorado no primeiro dia de cada ano. Este é uma data para as pessoas trocarem votos de paz e alegria para um novo ano. Ele foi criado pelo Papa Paulo VI em 1968 para que os povos, independentemente de qualquer outro fator, comemorassem um dia da Paz mundial.

Feriados Nacionais – 21 de abril, Tiradentes

O próximo feriado nacional brasileiro ocorre apenas no dia 21 de abril, no qual é comemorado o dia de Tiradentes. Este foi um dos heróis nacionais do Brasil durante a Inconfidência Mineira. A execução de Joaquim José da Silva Xavier ocorreu nesta data no ano de 1792.

Feriados Nacionais – 1º de maio, Dia do Trabalho

No primeiro dia do mês de maio é comemorado o Dia do Trabalho. Este feriado tem origem nos Estados Unidos no qual os trabalhadores da cidade de Chicago protestavam nas ruas para a redução da jornada de trabalho. No dia 1º de maio foi então organizada uma grande greve que a polícia conteve a força. A partir daí em vários locais do mundo passou a ser comemorada a data em homenagem a esses manifestantes.

Feriados Nacionais – 7 de setembro, Dia da Independência Brasileira

Já no dia 7 de setembro é comemorado o dia da Independência no Brasil. Foi no dia 7 de setembro de 1822 que ocorreu o famoso “Grito do Ipiranga”, nas margens do rio homônimo em São Paulo no qual o então príncipe regente do reino brasileiro, Dom Pedro I proclama “independência ou morte” para que o país fosse livre de Portugal.

Feriados Nacionais – 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida

O primeiro feriado nacional de origem religiosa no Brasil é o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país, comemorado no dia 12 de outubro. Essa data se transformou em feriado a partir de 1980 quando o Papa João Paulo II consagrou a basílica de Aparecida.

Feriados Nacionais – 2 de novembro, Dia de Finados

No segundo dia do mês de novembro é comemorado o dia de Finados, nos quais as pessoas devem prestar homenagens para aqueles que já se foram. A data é celebrada desde o século II, mas a partir do século XIII ela passa a ser dedicada ao dia 2 de novembro, já que dia 1º é o dia de todos os santos.

Feriados Nacionais – 15 de novembro, Proclamação da República

Ainda em novembro é comemorado o dia da Proclamação da República brasileira, uma manifestação que aconteceu no ano de 1889 para derrubar o regime monarquista no país e adotar a república.

Feriados Nacionais – 25 de dezembro, Natal

O último feriado do calendário brasileiro é o natal, comemorado no dia 25 de dezembro. A data é celebrada para se comemorar o dia do nascimento de Jesus Cristo.

Fotos

Confira Fotos dos Feriados Nacionais:

Feriados NacionaisFeriados Nacionais
independência do Brasil e Corpus Christiindependência do Brasil e Corpus Christi
PáscoaPáscoa

Pesquisar
Artigos Relacionados