Feira Internacional da Amazônia

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Feira Internacional da Amazônia

Um espaço destinado a comercialização de produtos regionais e também com espaço para debates e para a realização de negócios é o que a Feira Internacional da Amazônia (FIAM) proporciona todos os anos. Na sua sexta edição, realizada em 2011, contou com mais de 400 expositores que trouxeram novas ideias de produtos e também de negócios, em stands disponibilizados para esse fim.

Sexta edição

Na sexta edição do FIAM, realizada no ano de 2011, mais de 140 estandes estiveram em exposição, onde cerca de 400 expositores puderam apresentar seus produtos e serviços. Na feira também foi realizado um salão de empreendedorismo, além da apresentação de negócios a também de serviços e outras ações ligadas à área do turismo, assim como debates e apresentações com o objetivo de transmitir e trocar informações sobre a Amazônia, buscando assim gerar elementos que possam ajudar no desenvolvimento e manutenção de políticas públicas.

A responsabilidade pela promoção da FIAM é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o intermédio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). O sucesso da feira é tão grande que ela integra o calendário oficial de feiras e eventos do Governo Federal.

Objetivos

A criação da FIAM foi realizada para atender a muitas demandas e a atingir objetivos que visam o desenvolvimento e também uma troca de informações sobre vários setores da economia da Amazônia, assim como a apresentação de oportunidades na área de negócios, objetivando também que essa se integre tanto nacional como internacionalmente.

Tem também como finalidade atrair recursos para que seja investido no estado, assim como promover a produção, tanto comercial quanto de serviços. O FIAM também é um espaço destinado a apresentação de projetos e políticas que visam promover um desenvolvimento econômico e sustentável no estado, além de abrir caminhos para parcerias para que outros projetos também possam ser desenvolvidos.

Dados

Para que a feira seja realizada é necessário um espaço com mais de 11 mil metros quadrados, sendo que 10 mil metros quadrados são destinados ao Pavilhão Principal e 1500 para o Pavilhão Amazônia. No ano de 2011, o Pavilhão Principal contou com mais de 250 expositores e o Pavilhão Amazônia com cerca de 120 participantes expondo seus produtos, sendo que a feira ainda contou com a presença de mais de 20 produtores que apresentaram a produção de itens naturais e orgânicos.

No total foram realizados 14 seminários, contando aproximadamente com 1500 inscritos, e na rodada de negócios estiveram participando 26 empresas compradoras e cerca de 130 ofertando seus produtos e serviços, sendo que foram gerados mais de 13 milhões de dólares em um prazo curto.

Já a Rodada de Negócios de Turismo contou com aproximadamente 20 empresas que adquiriram serviços deste setor e contou com 38 empresas apresentando e vendendo esses serviços.

Resultados

Os resultados provenientes da FIAM podem ser de forma imediata, mas também apresentando efeitos em médio e longo prazo, sendo que muitos negócios geram essa resposta imediata principalmente naquelas relacionadas a parcerias para desenvolvimento de projetos e também com o aviso de investimentos.

<2>Fotos

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