Farol de milha e xenon

Farol de milha e xenon

Farol de Milha e Xenon

Há quem ache que com os faróis de milha os carros ficam elegantes, e seja um toque a mais no estilo tanto do veículo quanto do motorista. Mas na verdade este tipo de farol auxiliar, que em alguns carros é item de série, é extremamente necessário.

Os automóveis são desenvolvidos para que possam desempenhar sua função em diversos terrenos e condições climáticas. Para que isto ocorra corretamente os carros são equipados com vários itens obrigatórios. Estes itens saem de fabrica junto do automóvel e compões estilo junto ao veiculo.

Além dos faróis normais dianteiros, traseiros, luz de freio, os carros possuem também farol de milha. Este é um tipo de farol que ilumina uma área maior, pois sua intensidade é diferenciada dos faróis normais, o que lhe confere um alcance muito mais distante.

O farol de milha, como o próprio nome sugere, tem um alcance bem maior de seu feixe de luz do que o farol alto do carro, podendo chegar a 1,6 km. Este tipo de farol auxiliar é um complemento, devendo ser usado quando há escuridão em que os faróis do veículo não suportem iluminar.

Modelos de Farol de milha e xenon

Os faróis de milha podem ser instalados em partes diferentes dos veículos, por exemplo camionetes, podem possuir faróis de milha instalados no teto. Porém apenas servem como decoração, já que o código de transito não permite o motorista os acenda, pois com a luz ligada, pode afetar a direção de motoristas que trafegam em mão contraria, ao focar uma luz forte direto no rosto do outro motorista e causar acidentes.

Em veículos comuns, e para ser utilizado em sua função, ele é comumente instalado na parte mais baixa do veiculo. Os modelos vão variar conforme a marca e estilo do veiculo. Os componentes também possuem variação, podendo ser utilizado lâmpadas comuns de carros ou Lâmpadas de Leds. O xênon possui uma característica que o diferencia dos demais faróis

Hoje são oferecidos no mercado vários tipos e modelos de lâmpadas para todos os carros, dos mais antigos aos mais novos, sendo possível comprar um farol de milha de leds (nova tecnologia muito utilizada) a partir de 40 reais.

Farol de xenon

Já o xenon como é conhecido popularmente, é uma luz mais branca (em alguns casos azulada) e bem mais intensa que as luzes normais. Diferente das lâmpadas halogênicas (incandescentes) que emitem a luz através do aquecimento do filamento metálico, na lâmpada de xenon a emissão de luz é produzida através da descarga elétrica no gás xenônio, e por isso que se popularizou como xenon.

Problemas do Farol de milha e xenon

O uso deste tipo de lâmpada gerou muita discussão. Mesmo sendo uma tecnologia cara (encontrado a partir de 600 reais) sua venda descontrolada, e seu uso de maneira errada, trouxeram transtornos à vida dos motoristas. Com a luz tão forte que ‘cegava’ o motorista que se deparava com esta luz, a venda dos chamados ‘kit xenon’ foi regularizada com algumas exigências.

Quem pode usar o Farol de milha e xenon

Carros que venham de fábrica com este tipo de lâmpada poderão circular normalmente, pois neles existem um sistema eletrônico que regula a altura dos faróis (foco). Já os que foram colocados devem ser retirados, ou adaptados os sistemas de regulagem de altura do foco e possuir um limpador no farol.

GD Star Rating
loading...
Farol de milha e xenon, Nota: 4.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Farol de milha e xenon"

  1. anderson 23/01/2009 às 15:38

    tenho um marea 2000,eu posso continuar com meu xenon no farol de milha,ja q meu carro tem regulagem de farol,mais não tem no farol auxiliar. o q faço?