Farinha de Linhaça

Farinha de Linhaça

Farinha de Linhaça

A farinha de linhaça é produzida a partir das sementes de linhaça, que são trituradas e misturadas com outros ingredientes para ficar mais fácil de ser ingerida. Como a linhaça é rica em ômega 3, ômega 6 e ômega 9, essas substâncias também estão presentes na farinha, embora em menor quantidade devido ao processo de trituração, que acaba afetando os nutrientes.

A linhaça vem sendo muito usada e indicada por nutricionistas nos mais diferentes tipos de regimes, devido às suas propriedades. A linhaça ajuda no funcionamento do intestino, bem como apresenta uma sensação de satisfação após ser ingerida. A farinha é mais fácil de ser adicionada nas dietas, pois pode ser facilmente misturada com qualquer tipo de líquido (vitaminas, sucos), além de várias receitas ou pratos (bolos, feijão, salgados, etc).

O preço varia muito de acordo com a região em que você mora, se irá comprar a semente dourada ou marrom (que é mais barata) ou se a farinha é de um desses dois grãos. Uma boa sugestão é o óleo de linhaça, embora este seja mais caro que a semente ou a farinha. Para quem quer economizar um pouco, é possível comprar as sementes e fazer a farinha em casa, com um liquidificador ou moedor. O óleo vem em cápsulas e varia entre trinta reais (com trinta cápsulas) ou sessenta reais (com cinqüenta cápsulas). Já as sementes, custam entre oito e vinte reais (dependendo se é dourada, marrom, industrializada ou a granel) cerca de duzentos gramas.

Benefícios

A linhaça melhora a circulação do sangue, acelera o funcionamento do metabolismo, tem propriedades anticancerígenas e antioxidantes, mantém a boa capacidade cardiovascular, diminui o colesterol ruim (LDL), não contém glúten, além de ser rica em fibras. Algumas vitaminas e nutrientes encontrados na linhaça (e por conseqüência na farinha) são: B1, B2, E, C, ferro, caroteno, zinco, potássio, fósforo, magnésio e cálcio.

Por esses motivos, a farinha de linhaça ajuda também no melhor funcionamento das ligações elétricas do cérebro, diminui dores no corpo, ajuda na diabetes e os efeitos da tensão pré-menstrual (TPM), bem como do processo de menopausa. Fortalece também: ossos, unhas, dentes e deixa a pele mais saudável.

Receitas

Vitamina de frutas com linhaça
- um copo de leite (integral semi ou desnatado, de acordo com sua preferência ou dieta)
- uma maçã pequena descascada e picada em pedaços médios
- oito morangos médios picados
- uma colher de sopa farinha de linhaça
- fica a seu critério adoçar ou não a vitamina, de acordo com a preferência entre açúcar ou adoçante.

Rendimento: uma pessoa.

Torta de milho com linhaça

Ingredientes: Três xícaras de milho cozido, um pote de iogurte natural desnatado, duzentos gramas de ricota, três colheres de sopa de azeite de oliva, uma xícara de trigo (preferencialmente integral), uma colher de sobremesa de farinha de linhaça, meia cebola picada, uma colher de sobremesa de fermento em pó.

Modo de preparo: Bata o milho no liquidificador e acrescente o resto dos elementos na ordem estabelecida acima. Bata por cerca de cinco minutos ou até obter uma massa homogênea. Despeje numa forma e coloque no forno pré-aquecido até dourar.

Fotos

Confira Fotos da Farinha de Linhaça:

Farinha de linhaçaFarinha de linhaça
Alimentos que contêm farinha de linhaçaAlimentos que contêm farinha de linhaça
A farinha de linhaça ajuda a emagrecerA farinha de linhaça ajuda a emagrecer

GD Star Rating
loading...
Farinha de Linhaça, Nota: 4.4 de 5 com 8 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Farinha de Linhaça"

  1. silvana dias 24/09/2009 às 17:15

    quero saber se as gestantes pode consumir a farinha de linhaça se não tem contra indicação