Farinha de Frutas

Farinha de Frutas

Farinha de Frutas

A farinha de frutas nada mais é do que uma forma criada por nutricionistas para aproveitar ao máximo as vitaminas, minerais e fibras presentes nas plantas e vegetais.

A recomendação é que um indivíduo coma pelo menos cinco porções de frutas e verduras por dia – o que geralmente não acontece devido ao ritmo de vida apressado, à falta de costume em ingerir esses alimentos ou mesmo na preguiça do preparo.

Além disso, grande parte das vitaminas das frutas se concentra na casca e polpa, que no caso de bananas, laranjas ou abacaxi (para citar apenas alguns exemplos) são impossíveis de ingerir. Para essas situações, existe a farinha de frutas – um modo compacto, fácil, barato e acessível de aproveitar os benefícios desses alimentos sem grandes preocupações. A farinha é a casca dessas frutas trituradas, sendo que cada fruta possui contribuições diferentes para o nosso organismo.

Atualmente, vem fazendo muito sucesso entre as brasileiras que desejam emagrecer, já que podem substituir o lanche da tarde ou da manhã ou ainda ser um alimento complementar na janta ou café da manhã. Segundo os nutricionistas, o ideal é comer de três a quatro colheres da farinha, mas no início a ingestão das porções deve ser ainda menor. Pelo excesso de fibras, pode causar um impacto grande no intestino, em alguns casos resultando até mesmo em diarréia. Portanto, a ingestão deve ser combinada com iogurtes, leites, biscoitos ou até mesmo em sopas e feijões. Essa estratégia também funciona para “mascarar” na hora do preparo de pratos para crianças ou adolescentes – o sabor não se altera tanto e ainda há a contribuição para o fortalecimento e crescimento do organismo e ossos.

Benefícios

Assim como cada fruta possui diferentes vitaminas que afetam positivamente no nosso corpo, a farinha dessas frutas também terá influências em determinadas áreas, órgãos, funcionamentos diferenciados. A uva vermelha, por exemplo, é um antioxidante natural, ajudando a diminuir a taxa do colesterol, o risco de entupir vasos vasculares e os problemas cardíacos. A banana, por sua vez, auxilia no emagrecimento e no funcionamento equilibrado do organismo, além de contribuir no controle da diabetes.

Outros exemplos incluem a laranja, que ativa o metabolismo e reduz o apetite, a maçã, que evita dores musculares, diminui o pH sanguíneo, dá uma sensação de saciedade e ainda ajuda a evitar o ataque cardíaco, além do maracujá, que bloqueia a absorção de gorduras e reduz o colesterol ruim. Uma sugestão dos nutricionistas é fazer uma vitamina com a farinha e leite meia hora antes do almoço. Entretanto, é preciso ficar atento: para que a farinha de qualquer fruta tenha o efeito desejado, é preciso ingerir muita água (pelo menos oito copos todos os dias), para que a absorção das fibras seja feita corretamente.

Preparo

Atualmente, devido a popularidade das farinhas, existem de todas as frutas para vender em lojas de produtos naturais. Entretanto, se você quiser, pode fazer em casa: basta cortar as cascas da fruta que deseja em tiras finas, asse em forno médio até que fiquem secas (aproximadamente quatro horas), espere esfriar e bata no liquidificador ou processador até virar farinha. Depois é só peneirar e armazenar até a hora do consumo.

Fotos

Confira Fotos da Farinha de Frutas:

Farinha de frutasFarinha de frutas
A farinha de frutas foi inventada pelos nutricionistasA farinha de frutas foi inventada pelos nutricionistas
O ideal é ingerir cinco porções de frutas diariamenteO ideal é ingerir cinco porções de frutas diariamente

GD Star Rating
loading...
Farinha de Frutas, Nota: 1.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados