Faculdade Medicina ABC

links patrocinados

Faculdade Medicina ABC

Faculdade Medicina ABC

A Faculdade de Medicina do ABC, também conhecida pela sua sigla FMABC, é uma instituição de ensino superior que fica localizada no interior de São Paulo, como o próprio nome indica, na região do ABC Paulista, mais especificamente na cidade de Santo André. Fundada no ano de 1969, é um órgão particular, que se concentra nos cursos de saúde e relacionados à área biológica.

Os cursos de graduação ofertados são: Ciências Farmacêuticas, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Gestão em Saúde Ambiental e Medicina. As pós graduações (ou especializações) incluem as seguintes atuações: atendimento pré hospitalar, transtornos alimentares e obesidade, auditoria em saúde, teoria e clínica psicoanalítica, dependência química, saúde mental e psiquiatria, direito médico e da saúde, reabilitação geriátrica, enfermagem cardiovascular, psicopedagogia hospitalar, pesquisa clínica, engermagem em cuidados críticos, neurociências, enfermagem obstétrica, neuro aprendizagem, farmacoeconomia, motricidade orofacial, fisiologia humana, fundamentos do desenvolvimento embrionário humano, gestão em saúde, microcirurgia, entre muitos outros.

Desde o ano de 2010, a FMABC conta com uma comissão específica de projetos de extensão, formulando assim uma análise da prática estudantil sob supervisão dos professores, aplicando também esse aprendizado na comunidade – devolvendo, portanto, o conhecimento através do atendimento e do contato com as pessoas.

Os cursos de extensão tem como principal benefício colocar o aluno como responsável de suas ações, que no futuro serão feitas diariamente no sentido de tratamento de pacientes, além de humanizar o ato da medicina. Ou seja, não é uma atividade isolada e ditatorial, concentrada apenas na opinião individual do médico, mas também envolve o paciente e sua consciência sobre seu estado de saúde, os familiares próximos e que devem cuidar da pessoa, bem como de outros profissionais envolvidos (psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, enfermeiros, etc.). Segundo a página oficial da instituição, já foram realizados mais de cem mil atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a implementação de consultas particulares.

Curso de Medicina

A FMABC conta com a parceria de oito hospitais, além de clínicas e postos de saúde na região do ABC Paulista, são mais de dezessete laboratórios de aprendizagem prática, bem como de pesquisa científica e extensionista. Durante os dois primeiros anos do curso de Medicina, os alunos se concentram na aprendizagem básica das áreas de atuação, nos dois anos seguintes, as aulas teóricas são mais direcionadas para a medicina e o atendimento, para que então nos quinto e sexto anos seja feito o estágio com prática clínica, para que o aluno decida qual a área que deseja seguir em frente como especialização (alguns exemplos incluem cirurgia, com as variáveis como cirurgia geral, pediatra, cardiologia, neurologia), além do atendimento clínico, que está relacionado aos escritórios particulares em áreas como a oftalmologia, geriatria, ginecologia, obstetrícia, entre muitas outras.

O curso de Medicina da FMABC possui nota quatro pelo sistema avaliativo do ENADE, do Ministério da Educação, sendo que a nota máxima é cinco e demonstrando na prática a qualidade do ensino e da instituição. Além disso, está presente na comunidade com programas anti drogas, mutirão de informações e atendimentos rápidos e de instruções (como medida de pressão, avaliação da diabetes, respiração adequada, postura correta), melhorando a qualidade de vida dos cidadãos da região.

Fotos

Confira Fotos da Faculdade Medicina ABC:

Faculdade Medicina ABCFaculdade Medicina ABC
A Faculdade foi criada em 1969A Faculdade foi criada em 1969
A FMABC conta com a parceria de oito hospitaisA FMABC conta com a parceria de oito hospitais

Pesquisar
Artigos Relacionados