Extrato de 2014 da Previdência Social

Extrato de 2014 da Previdência Social

A previdência social é um sistema existente em praticamente todo o mundo. Com ele, os trabalhadores têm direito a uma espécie de “seguro social”, construído através de contribuições previdenciárias, retiradas do salário-base. O objetivo da previdência é prover assistência aos trabalhadores que, por alguma razão, estão impedidos, em caráter temporário ou permanente, de realizar suas funções. Isso inclui desde licenças a aposentadorias.

Banco de dados

Extrato de 2014 da Previdência Social Extrato de 2014

Devido ao grande volume de dados que utiliza, a previdência social conta com o sistema Dataprev, responsável pelo armazenamento e processamento das informações. O Dataprev está disponível em todo o país, oferecendo soluções informatizadas para quem necessita realizar qualquer tipo de serviço relacionado à previdência social.

No Brasil, todos os trabalhadores contratados em regime celetista (ou seja, através da CLT) têm direito aos benefícios oferecidos pela previdência social. Alguns destes benefícios são concedidos mediante situações excepcionais, como as licenças por maternidade, paternidade ou acidentes de trabalho. Outros são oferecidos através do cumprimento de determinados requisitos, como os abonos salariais e as aposentadorias por tempo de serviço.

Previdência Social

Extrato

De modo a oferecer informações mais detalhadas sobre a situação previdenciária dos trabalhadores brasileiros, o sistema Dataprev oferece, em sua página na internet, um extrato detalhado e individual sobre as contribuições e benefícios dos trabalhadores. Desta forma, é possível conferir os dados pela internet, sem a necessidade de se dirigir a um dos postos físicos da previdência social.

O extrato da previdência social também é de extrema importância para que os trabalhadores possam se certificar do pagamento do PIS (Programa de Integração Social), contribuição devida mensalmente pelos empregadores.

Todas as informações são centralizadas em um único extrato da previdência social, não sendo necessário acessar dezenas de formulários diferentes. A consulta ao extrato da previdência social é extremamente simples, podendo ser realizado em menos de um minuto.

Confira Extrato de 2014 da Previdência Social

Como consultar o extrato

Para consultar seu extrato de 2014 da Previdência Social, acesse o Dataprev e busque a opção “Extrato de Pagamentos”. Em seguida será necessário informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Por fim, clique na opção “Visualizar”.

Embora seja mais comum para trabalhadores com registro em carteira de trabalho, o extrato da Previdência Social também pode ser acessado por trabalhadores autônomos, desde que eles façam contribuições previdenciárias. Se você é um trabalhador autônomo e não contribui com a previdência, vá até uma agência física da Previdência Social e veja como se tornar um contribuinte, o que dará direito a todos os benefícios oferecidos aos celetistas.

Extrato de 2014 da Previdência Social - saiba mais

Contribuições

Se você é um trabalhador com carteira registrada, precisa obrigatoriamente ter o PIS depositado em conta. Caso o extrato da previdência social mostre que não há nenhum pagamento do PIS, pode tratar-se apenas de um problema temporário do sistema. Contudo, se a informação persistir, há a possibilidade de que o empregador não esteja de fato realizando a contribuição. Neste caso, você deve procurar imediatamente o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de sua cidade e fazer uma denúncia.

GD Star Rating
loading...
Extrato de 2014 da Previdência Social, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados