Extrato 2013 da Previdência Social
O extrato da Previdência Social, do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é uma forma de reunir informações necessárias a todos os segurados. Muitos desses extratos podem ser obtidos de forma online, evitando que o contribuinte saia de casa para visualizar o extrato.
O que é o extrato previdenciário
São informações previdenciárias que podem ser acessadas em agências bancárias, caixas eletrônicos ou através do site.
Quem quiser visualiza o Extrato de Informações Previdenciárias, pode acessar o site da Previdência Social, basta inserir a senha necessária. Para obter o cadastro no portal da Previdência, é necessário que o interessado vá até a agência da Previdência Social e retire a senha necessária.
Para conseguir ir até a agência é necessário marcar horário anteriormente, que pode ser agendado através do telefone 135, ou no próprio site da Previdência.
Os correntistas do Banco do Brasil podem retirar o Extrato de Informações Previdenciárias nas agências do banco ou até mesmo em caixas eletrônicos. O Banco do Brasil ainda consegue ampliar ao segurado a visualização de dados necessários.
Caso o correntista tenha conta bancária na Caixa Federal, e este tenha tido vínculos de trabalho na Previdência Social, pode consultar o extrato pelo site da Caixa Federal, desde que tenha feito anteriormente cadastro no Internet Banking.
Importância da criação do extrato
Essa é uma forma de assegurar a todos os segurados informações sobre remunerações e vínculos presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), assim é possível acompanhar todo mês se o empregador está de fato recolhendo suas contribuições.
O CNIS recolhe diversas informações dos trabalhadores brasileiros, como o recolhimento da previdência social. Trata-se de um banco de dados do governo federal. Tudo isso foi possível a partir do convênio feito com o INSS, Dataprev, Ministério da Previdência Social e Banco do Brasil.
Como é o extrato
No extrato que é impresso nos terminais de auto-atendimento consta até três notas de rodapé. A primeira nota é relacionada à responsabilidade de que todas as informações ali presentes são do INSS. A segunda nota diz respeito às informações do CNIS. Já a terceira nota, refere-se à central de atendimento da Previdência, em caso de dúvidas ou de alterações.
Fotos
Confira Fotos do Extrato 2013 da Previdência Social:
GPS Previdência Social 2012
Elaborado principalmente para recolher as contribuições sociais e serem utilizadas por empresas contribuinte individual, facultativo, segurado especial ou empregador doméstico, é que existe um documento chamado de Guia da Previdência Social, ou o popular GPS.
O GPS é um documento com vários campos a serem preenchidos, que calcula as contribuições que devem ser pagas pela pessoa que a utiliza. Ela pode ser paga em casas lotéricas (para as guias até R$ 1.000,00) ou então em bancos conveniados, correspondentes bancários, por débito em conta (operação online) ou ainda por aplicativos eletrônicos disponibilizados pelos bancos.
Preenchimento da GPS
No primeiro campo a ser preenchido, o contribuinte deve colocar seu nome completo, endereço e telefone, para identificação pessoal. O campo 3 abriga o código de pagamento, que é uma série de números. Consulte o site da Previdência Social para ver a relação dos códigos de pagamento.
O campo número 4 refere-se à data (MM/AAAA) da competência do objeto do recolhimento. Já o campo 5 também tem caráter identificador (como o campo 1), e lá o contribuinte deve colocar o número do CNPJ/CEI/NIT/PIS e PASEP.O campo 6 é reservado para que se coloque o valor devido à Previdência Social pelo contribuinte, considerados os valores de possíveis compensações e deduções (como o salário família, por exemplo).
Após ter preenchido todos estes dados, é a hora de preencher o campo 9, onde vai o valor a ser preenchido por empresas obrigadas a recolherem para outras entidades (serviço não disponível através de código de barras), o campo 10 (atualização monetária, multa e juros), e por fim o campo 11, que é o valor total a recolher. Depois de seguir todos estes passos, seu GPS estará pronto para ser entregue.
Guia Fácil GPS
Se preferir, um caminho muito mais fácil é fazer download do aplicativo Guia Fácil GPS, no site da Caixa Econômica Federal, e complementar apenas os dados solicitados (já que quem tem conta na Caixa já possui boa parte dos dados no database). O pagamento também pode ser feito online, através do internet banking.
Prazo de recolhimento
Se você precisa utilizar o GPS, é muito ficar atento aos prazos de recolhimento, para evitar o pagamento de multa. Os prazos para 2012 estão disponíveis no site da Previdência Social brasileira, basta encontrar o link e fazer a consulta rápida.