Extrato 2013 da Previdência Social

links patrocinados

Extrato 2013 da Previdência Social

Extrato 2013 da Previdência Social

O extrato da Previdência Social, do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é uma forma de reunir informações necessárias a todos os segurados. Muitos desses extratos podem ser obtidos de forma online, evitando que o contribuinte saia de casa para visualizar o extrato.

O que é o extrato previdenciário

São informações previdenciárias que podem ser acessadas em agências bancárias, caixas eletrônicos ou através do site.

Quem quiser visualiza o Extrato de Informações Previdenciárias, pode acessar o site da Previdência Social, basta inserir a senha necessária. Para obter o cadastro no portal da Previdência, é necessário que o interessado vá até a agência da Previdência Social e retire a senha necessária.

Para conseguir ir até a agência é necessário marcar horário anteriormente, que pode ser agendado através do telefone 135, ou no próprio site da Previdência.

Os correntistas do Banco do Brasil podem retirar o Extrato de Informações Previdenciárias nas agências do banco ou até mesmo em caixas eletrônicos. O Banco do Brasil ainda consegue ampliar ao segurado a visualização de dados necessários.

Caso o correntista tenha conta bancária na Caixa Federal, e este tenha tido vínculos de trabalho na Previdência Social, pode consultar o extrato pelo site da Caixa Federal, desde que tenha feito anteriormente cadastro no Internet Banking.

Importância da criação do extrato

Essa é uma forma de assegurar a todos os segurados informações sobre remunerações e vínculos presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), assim é possível acompanhar todo mês se o empregador está de fato recolhendo suas contribuições.

O CNIS recolhe diversas informações dos trabalhadores brasileiros, como o recolhimento da previdência social. Trata-se de um banco de dados do governo federal. Tudo isso foi possível a partir do convênio feito com o INSS, Dataprev, Ministério da Previdência Social e Banco do Brasil.

Como é o extrato

No extrato que é impresso nos terminais de auto-atendimento consta até três notas de rodapé. A primeira nota é relacionada à responsabilidade de que todas as informações ali presentes são do INSS. A segunda nota diz respeito às informações do CNIS. Já a terceira nota, refere-se à central de atendimento da Previdência, em caso de dúvidas ou de alterações.

Fotos

Confira Fotos do Extrato 2013 da Previdência Social:

Extrato 2013 da Previdência Social Extrato 2013 da Previdência Social Extrato 2013 da Previdência Social Extrato 2013 da Previdência Social

GPS Previdência Social 2012

GPS Previdência Social 2012

Elaborado principalmente para recolher as contribuições sociais e serem utilizadas por empresas contribuinte individual, facultativo, segurado especial ou empregador doméstico, é que existe um documento chamado de Guia da Previdência Social, ou o popular GPS.

O GPS é um documento com vários campos a serem preenchidos, que calcula as contribuições que devem ser pagas pela pessoa que a utiliza. Ela pode ser paga em casas lotéricas (para as guias até R$ 1.000,00) ou então em bancos conveniados, correspondentes bancários, por débito em conta (operação online) ou ainda por aplicativos eletrônicos disponibilizados pelos bancos.

Preenchimento da GPS

No primeiro campo a ser preenchido, o contribuinte deve colocar seu nome completo, endereço e telefone, para identificação pessoal. O campo 3 abriga o código de pagamento, que é uma série de números. Consulte o site da Previdência Social para ver a relação dos códigos de pagamento.

O campo número 4 refere-se à data (MM/AAAA) da competência do objeto do recolhimento. Já o campo 5 também tem caráter identificador (como o campo 1), e lá o contribuinte deve colocar o número do CNPJ/CEI/NIT/PIS e PASEP.O campo 6 é reservado para que se coloque o valor devido à Previdência Social pelo contribuinte, considerados os valores de possíveis compensações e deduções (como o salário família, por exemplo).

Após ter preenchido todos estes dados, é a hora de preencher o campo 9, onde vai o valor a ser preenchido por empresas obrigadas a recolherem para outras entidades (serviço não disponível através de código de barras), o campo 10 (atualização monetária, multa e juros), e por fim o campo 11, que é o valor total a recolher. Depois de seguir todos estes passos, seu GPS estará pronto para ser entregue.

Guia Fácil GPS

Se preferir, um caminho muito mais fácil é fazer download do aplicativo Guia Fácil GPS, no site da Caixa Econômica Federal, e complementar apenas os dados solicitados (já que quem tem conta na Caixa já possui boa parte dos dados no database). O pagamento também pode ser feito online, através do internet banking.
Prazo de recolhimento

Se você precisa utilizar o GPS, é muito ficar atento aos prazos de recolhimento, para evitar o pagamento de multa. Os prazos para 2012 estão disponíveis no site da Previdência Social brasileira, basta encontrar o link e fazer a consulta rápida.

GD Star Rating
loading...
Extrato 2013 da Previdência Social, Nota: 4.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados