Exame da OAB

Exame da OAB

Exame da OAB

O Exame da OAB é um conhecido teste brasileiro voltado para quem tem pretensão de atuar profissionalmente na área de advocacia. A Ordem dos Advogados do Brasil é a responsável pelo exame de forma geral. O teste é aplicado para testar o conhecimento que o candidato tem sobre a grande área do direito, a fim de habilitar sua carreira para tal segmento. O Exame da OAB é regulamentado por lei federal e é obrigatório para o exercício da profissão de advogados e advogadas no Brasil.

Exame da OAB: saiba como funciona

O Exame da OAB é aplicado por meio de uma prova dividida em duas fases, com datas distintas. A primeira fase consiste em 80 questões objetivas de múltipla escolha, cujo conteúdo cobrado do candidato é referente aos seguintes assuntos: “Direito Tributário”, “Direito Penal”, “Direito Processual Civil”, “Direito Constitucional”, “Direito Civil”, “Direito Administrativo”, Direito Empresarial”, “Direito Trabalhista”, e questões referentes ao “Estatuto da Advocacia” e ao “Estatuto do OAB”, assim como “Código de Ética e Disciplina” e “Direitos Humanos”, que dão a base geral do código de ética da profissão. Caso o candidato responda corretamente metade de todas as questões está apto a fazer a segunda fase do Exame da OAB , a qual consiste em uma prova prático-profissional, com questões de redação e também de questões práticas da área do direito.

Primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

Provas da OAB

A primeira fase é um momento de nivelamento de conhecimento dos candidatos para na segunda poder cobrar um aprofundamento de conhecimento dos candidatos, inclusive no campo prático. Consta nessa primeira etapa 80 perguntas objetivas, que passam por quatro alternativas, que são “a”, “b”, “c”, “d”, , em que apenas uma corresponde a resposta certa da questão. O tempo de duração para a prova nesta primeira fase do Exame da OAB é de 5 horas. Cada uma das questões tem valor de um ponto, variando assim a pontuação do candidato de 0 a 80 pontos.

Segunda fase do Exame da OAB

OAB provas

A segunda fase do Exame da OAB requer conhecimentos práticos e teóricos dos candidatos. É importante ressaltar que as provas de primeira e segunda fase ocorrem em dias diferentes. Na segunda etapa do Exame já aplicação da prova prático-profissional, dividida em duas partes: a redação e a prova prática em si. Esta etapa tem duração máxima de 5 horas e a nota máxima obtida é 10. O Exame da OAB é aplicado três vezes durante o ano.

Controvérsias no Exame da Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

OAB 2013

Muitas pessoas questionam a aplicação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil por conta dos altos índices de reprovação na prova, que no ano de 2011, por exemplo, alcançou o índice de 57%. A alegação dos contestadores é de que o Exame serve como instrumento de domínio por parte da OAB para controlar a entrada de profissionais do mercado de trabalho.

No entanto, por outro lado, a OAB defende-se alegando primar pela seleção de qualidade dos profissionais para atuar na área. Contudo, ainda há muito que ser discutido à respeito.

OAB Fases do Exame da OAB

GD Star Rating
loading...
Exame da OAB, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados