Ética Profissional

links patrocinados

Ética Profissional

Ética Profissional

A definição para ética profissional engloba vários aspectos trabalhísticos como: o cumprimento de ordens e regras vigentes pela empresa, a educação para com aos colegas de trabalho, a pontualidade de chegada e partida, aos comentários realizados ao longo dos dias de trabalho, ou seja, se refere a uma série de posicionamentos que o trabalhador deve atuar de forma consciente e em prol da benfeitoria de toda a equipe de trabalho.

A palavra ética é grega e traduzida para a Língua Portuguesa significa domínio do caráter, sendo assim, uma pessoa ética é aquela que age de acordo com a legislação vigente em qualquer que seja o seu espaço, um cidadão ético, por exemplo, exerce as suas funções dentro das regras que o poder legislativo estabeleceu.

Sendo assim, ética profissional é quando o profissional atua dentro da sua empresa de acordo com as regras importas pelos cargos que estão acima dele, realizando todas as tarefas estabelecidas para ele de forma eficaz e eficiente.

Etica pessoal

O Código da ética no Trabalho

A fim de padronizar os trabalhadores de acordo com as leis e menções empresarias, as empresas, praticamente em sua maioridade, constituem um Código de Ética no Trabalho, este código funciona como se fosse a legislação de um país, onde os seus cidadãos devem obedecê-las.

No Código de Ética no trabalho, não é diferente, só que população envolvida é apenas a que trabalha no mesmo espaço físico.

As indústrias de aço, por exemplo, contém Códigos de Ética no Trabalho seríssimos devido ao risco ofertado para a produção de tais, sendo assim, para atravessar alguns limites, os trabalhadores devem se equipar de roupas especial, botas refinadas, óculos, protetores auriculares e capacete, tudo isso deve ser utilizado com a finalidade de proporcional a segurança do trabalhador, caso este, desrespeite algum item das regras a serem seguidas, este estará ferindo o Código de Ética, proporcionando prejuízo a empresa e, por vezes, riscos aos demais trabalhadores.

Etica no trabalho

Arrumei um emprego novo!

Se você está em um trabalho emprego novo, peça a seu supervisor ou gerente o Código de ética profissional, estude-o em casa, leia com atenção os itens e verifique se você se enquadra e aceita tudo que estiver lá presente.

Lembre-se, caso você discorde de algum desses itens você deve informar de imediato o seu supervisor, pois você pode não ser o perfil ideal para aquela vaga, isso acarretará em prejuízos para a empresa e também na sua insatisfação, pois, seguir a uma série de regras as quais você não concorda é um tanto quanto insatisfatório.

Vantagens da Etica Profissional

Quais são as vantagem da Ética no Trabalho?

A utilização da Ética Profissional irá acarretar em vários benefícios, tando para a empresa, quanto para o empregado. São alguns dos resultados da ética profissional aplicada: maior produtividade empresarial, gerando assim maio lucratividade, confiabilidade entre os colegas de trabalho, respeito e honestidade entre os trabalhadores, ensinamento de novos serviços a funcionários novos de maneira mais funcional, satisfação dos trabalhadores, ambiente de trabalho livre de discussões e imposições.

Sendo assim, a obtenção de uma Ética Profissional dentro de uma empresa é imprescindível, porém não basta ela estar criada, os trabalhadores devem executar as práticas que lhe são dirigidas, para então criar um ambiente de trabalho harmonioso.

responsabilidade e etica no trabalho Etica Profissional e pessoal

Pesquisar
Artigos Relacionados