Ética no trabalho

links patrocinados

Ética no trabalho

Ética no trabalho

Sobre a Ética no trabalho

Um termo bastante utilizado em todas as situações dos ambientes sociais é a ‘ética’. Na verdade, este termo é uma daquelas coisas que quase todos sabem o que significa, mas que é difícil de explicar quando necessário. Aprenda um pouco mais sobre a ética no trabalho.

O termo ‘ética’ em si significa a reflexão crítica sobre a moralidade, ou seja, sobre os padrões e regras de condutas criadas socialmente. Além disso, o termo pode ser caracterizado como um conjunto de princípios voltados para a ação, cujo principal objetivo é delimitar as ações humanas. A ética, portanto, funciona como um alicerce na construção de uma sociedade.

Portanto, devemos saber como nos comportar e reagir a determinados acontecimentos e situações que contemplam nossa vida. O local de trabalho é, com certeza, um destes locais que implica o cumprimento da ética, ou melhor, a conduta moral que deve ser tomada para cumprir as regras da empresa.

Princípios da Ética no trabalho

Um dos princípios básicos em todos os locais de trabalho é que a imagem e a apresentação pessoal devem representar um indivíduo pronto e capacitado para o cargo em questão. Isso tudo envolve a forma de falar, o jeito de se vestir, agir e escrever, bem como a cordialidade com os colegas e, principalmente, com o chefe.

Aprenda aqui algumas dicas para ter uma conduta ética no seu local de trabalho. A primeira e talvez a mais importante, é ser honesto em qualquer situação. Além disso, tenha sempre em mente qual a missão e os valores da sua empresa, para que você possa segui-los, saiba respeitar a hierarquia, seja assíduo e pontual, respeite a privacidade do seu colega e também conheça alguns aspectos legais dos seus direitos e deveres para saber se proteger em determinadas situações.

Como Lidar com o Estresse no Trabalho

Como Lidar com o Estresse no Trabalho

O estresse é a doença do século XXI, afirmam alguns especialistas. Ele pode chegar devagarzinho e se transformar em um grande transtorno para a pessoa. O grande problema do estresse é que ele atinge a vida pessoa e também profissional, deixando as pessoas irritadas e nervosas com muita facilidade.

O ambiente de trabalho é o que mais causa estresse nos brasileiros, aponta uma pesquisa feita pelo Isma – International Stress Management Association. O resultado é perturbador: cerca de 70% das pessoas entrevistadas afirmaram sofrer com o estresse no trabalho.

Sintomas

O estresse pode se manifestar de diversas formas, variando de acordo com cada organismo. Os sintomas mais comuns envolvem dor de cabeça constante, ansiedade, mau humor, taquicardia, dor de estômago, compulsão alimentícia, insônia, entre outros.

A doença não escolhe classe social, nem posição de trabalho, tampouco área de atuação. Qualquer trabalhador pode sofrer com o estresse no trabalho. Para isso acontecer não é preciso muito, basta apenas eles não estar satisfeito com o que desempenha, ou com o ambiente em si. Até as coisas mais pequenas podem acarretar o desenvolvimento do estresse.

Como lidar com o problema

Alguns especialistas afirmam que para controle o estresse modificar alguns hábitos pode ser uma saída. Controlar a alimentação – incluindo alimentos saudáveis, fazer atividades físicas regularmente, e fazer pequenas pausas no trabalho ao longo do dia ajudam a amenizar os sintomas.
Se você não melhorar fazendo essas pequenas mudanças, a dica é procurar a ajuda de algum profissional da área. Atividades como corrida, yoga, artes marciais em geral, entre outras são boas alternativas que ajudam no combate ao estresse.

Dica: não leve trabalho para casa

Outra dica muito importante é evitar pensar no trabalho quando está fora dele. Deixe as preocupações de lado quando está em casa e tente curtir ao máximo a família e os outros momentos. Ficar ligado 24h por dia pensando nas atividades profissionais colabora – e muito – com o estresse, pois a pessoa não descansa a mente, não se distrai com outras coisas.

Pesquisar
Artigos Relacionados