Espiritismo: Origem,História e Características

links patrocinados

Espiritismo: Origem,História e Características

O espiritismo surgiu no século XIX e é considerada uma doutrina revelada pelos espíritos superiores através dos médiuns. Pode-se considerar o espiritismo uma ciência, uma filosofia e uma religião.

Ciência porque ela estuda os fenômenos provocados pelos espíritos. Vale ressaltar que não existe o sobrenatural nesta religião. Filosofia porque dá uma interpretação para a vida e responde algumas questões como porque você está nesse mundo e para onde irá depois da morte. E religião porque tem por objetivo reviver os ensinamentos do senhor Jesus Cristo.

Confira mais

Espiritismo: Origem,História e Características Espiritismo: Origem,História

No espiritismo existem alguns fundamentos básicos, a saber:
A existência de Deus, causa de todas as coisas. Ser inteligente, imutável e eterno.
Imortalidade de espirito e da alma: isso porque o espiritismo prega que já existíamos antes mesmos do nosso nascimento e que continuaremos a existir mesmo depois da nossa morte.

Reencarnação: cada espirito é livre para escolher entre o bem e o mal. Uma vez reencarnado, ele tem a oportunidade de evoluir e tornar-se a cada dia melhor. Mas, essa evolução requer aprendizado, e isso só pode ser alcançado encarnando e reencarnando no mundo, quantas vezes forem necessários.

Comunicação com os espíritos: através dos médiuns o espírito se quiser e se puder poderá se comunicar conosco. Vale ressaltar que eles continuam a ser como eram quando encarnados, ou seja, se eram bons vão continuar bons, se eram maus continuarão maus.

A pluralidade dos mundos habitados: essa pluralidade é diferenciada através do grau de adiantamento ou se inferioridade dos habitantes, isso porque segundo o espiritismo existem diferentes moradas dos espíritos.

Espiritismo: Origem,Características

Espiritismo: História

Estabelecida no século XIX por Denizard Hippolyte Leon Rivail, conhecido popularmente como Allan Kardec. Mas engana-se quem pensa que Kardec foi um místico. Em grande parte da sai vida, Allan se dedicou a dar aulas. Suas primeiras experimentações com os espíritos foram durante seus estudos envolvendo magnetismo.

Foi nesse mesmo período que Kardec realizou as sessões de mesas girantes, onde aconteciam movimentações involuntárias de objetos. Este fato aprofundou o interesse do espirita pelo submundo dos desencarnados e foi então que ele escreveu a obra “O Livro dos Espíritos”, que atualmente fundamenta os ensinamentos do espiritismo.

Espiritismo: Origem

Espiritismo: Características

Segundo os próprios espíritas, o indivíduo adepto a essa religião deve praticar a caridade para estabelecer uma melhora no seu espírito e até mesmo nas reencarnações.

O espiritismo também tem um grande elo com os evangelhos e com os textos bíblicos. Além disso, Jesus Cristo é considerado um modelo de evolução espiritual.

Espiritismo

Como conhecer o espiritismo um pouco mais à fundo

Para conhecer um pouco mais sobre o espiritismo, uma boa dica é ler a obra de Allan Kardec. O “O Livro dos Espíritos” é um livro que atualmente fundamenta os ensinamentos do espiritismo.

Uma boa dica também é procurar pelos livros do grande espírita brasileiro Chico Xavier. Além disso, para quem não conhece vale a pena conhecer um pouco mais à fundo a história de vida desse grande médiun. Existem diversos filmes sobre Chico Xavier.

Pesquisar
Artigos Relacionados