Espcex

links patrocinados

Espcex

Espcex

EsPCEx é a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, ela fica localizada na cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo e é uma das formas para que o cadete interessado ingresse na Academia Militar das Agulhas Negras, a AMAN, onde pode seguir carreira militar e se especializar em diversas áreas, saindo como oficial graduado da academia.

Como entrar na ExPCEx

Para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército é necessário passar por um processo seletivo, o estudante interessado deve realizar uma prova onde será testado seu conhecimento para ingresso na Escola Preparatória. O interessado precisa ser brasileiro e do sexo masculino.

O estudante que se interessar pela Escola deve terminar o ensino médio para poder se inscrever no processo seletivo da EsPCEx, ele pode até ainda estar cursando o terceiro ano, mas no ato da matricula deverá comprovar o termino do ensino médio através de documentos comprobatórios.

Para estudar na EsPCEx é necessário ser solteiro, viúvo ou separado judicialmente, não pode possuir dependentes e nem encargos familiares. Faz-se necessário que o candidato tenha pelo menos 17 anos de idade e no máximo 22 anos para requerer matricula. Caso o candidato seja reservista ele deve ser licenciado ou mesmo excluído da Organização Militar onde serviu e no mínimo ter atestado de “bom “comportamento da organização.

Caso o candidato tenha passado pelo alistamento, não deve ter sido julgado na inspeção médica como incapaz definitivamente para prestação de serviços ao Exército, Marinha ou Aeronáutica. Faz-se extremamente necessário que o candidato esteja em dia com as obrigações militares e com a justiça eleitoral.

Também é necessário que o candidato tenha pelo menos um metro e sessenta de altura, caso menor de idade deve ser autorizado pelo responsável legal para que se submeta ao processo seletivo. Após resultado da primeira fase do processo seletivo os candidatos deverão ser encaminhados para a realização da segunda fase.

Mais sobre a EsPCEx

A Escola Preparatória forma cadetes que possam iniciar sua formação como oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Mais informações sobre a escola podem ser conseguidas no site oficial da EsPCEx, assim como as datas dos próximos processos seletivos e resultado do processo seletivo 2012.

Concurso e Alistamento Exército Brasileiro

Concurso e Alistamento Exército Brasileiro

Sobre o Exército Brasileiro

A partir do momento em que os cidadãos brasileiros completam 18 anos de idade, uma série de tarefas deve ser realizada para que sua atuação na sociedade esteja de acordo com a legislação brasileira. No caso dos homens, é obrigatório se apresentar perante o exército para realizar o alistamento militar.

Apresentação obrigatória

Por mais que o rapaz ainda não tenha completado todos os meses para chegar aos 18 anos, mas vai atingir a maioridade naquele mesmo ano, o Exército Brasileiro orienta que os homens se apresentem do dia 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que completar 18 anos de idade. essa recomendação também é valida para aqueles que estão morando no exterior.

Para não ter erros no dia do alistamento e não passar por nenhuma situação desagradável por conta disso, o Exército publica no seu site oficial que o jovem deve estar portando: Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG; Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção); Registro de Emancipação (no caso dos índios); Duas fotos 3×4 (sem data e recente); e comprovante de residência.

A equipe do Exército Brasileiro também ressalta que essas são as condições naturais em tempo de paz. Portanto, caso o Brasil passe por uma situação imprevista, pode ser que a convocação dos homens brasileiros seja feita para dar apoio ao exército.

Oportunidade de aprendizado

Quem tem interesse em fazer parte do Exército Brasileiro não precisa ser necessariamente quem deseja trabalhar como militar. A instituição abre concursos para selecionar pessoas de diversas áreas que vão complementar o seu quadro de funcionários.

No site oficial do Exército também é possível acompanhar quais são os editais que estão em andamento ou abertos para as inscrições. No caso, os contemplados precisariam passar por um Curso de Formações de Oficiais (CFO) para terem a possibilidade de atuarem dentro das suas próprias áreas.

Portanto, existe o CFO de Odontologia, CFO Farmarcêuticos, além daqueles que vão fazer parte do Quadro Complementar (CFO/QC). Nesse caso, profissionais da administração, biblioteconomia, ciências contábeis, comunicação social, direito, enfermagem, entre outros setores do conhecimento, também podem concorrer a uma vaga do Exército Brasileiro.

Pesquisar
Artigos Relacionados