Erros que as pessoas cometem durante o banho

links patrocinados

Erros que as pessoas cometem durante o banho

Tomar banho é algo comum e que faz parte do nosso cotidiano, mas será que você faz tudo certo? Confira quais são alguns erros que as pessoas cometem durante o banho.

Tomar banhos muito quente

Erros que as pessoas cometem durante o banho Conheça os erros que as pessoas cometem durante o banho

Tem gente que entra no chuveiro e já começa a aumentar a temperatura até ficar agradável na sua percepção, mas esta não é a recomendação mais dada pelos profissionais dermatologistas. Entre os erros que as pessoas cometem durante o banho é achar que a ducha quente é a melhor por causa do calor que traz, mas na verdade, ela acaba ressecando a pele, sendo pior para quem possui a pele mais seca.

Além disso, entre os erros que as pessoas cometem durante o banho, essa temperatura ainda pode provocar alergias na derme para quem já tem pré-disposição a isso, como psoríase, dermatites e eczema. Para evitar que tudo isso ocorra, a melhor forma é sempre optar pela água morna, o que equivale mais ou menos em 30° graus.

Saiba os erros que as pessoas cometem durante o banho

Erros que as pessoas cometem durante o banho: lavando o cabelo de forma errada

Por mais que possa parecer estranho, você também pode estar cometendo os erros que as pessoas cometem durante o banho enquanto lava os cabelos. Na hora de passar o xampu, os indivíduos costumam colocar o produto nas mãos e colocar em apenas uma parte da cabeça para depois espalhar entre os fios, mas isso pode entupir os poros do couro cabeludo.

Procure esparramar o xampu nas mãos e passar igualmente em todas as partes da cabeça e cabelo, esfregando um pouco com as pontas dos dedos. Também não é para passar condicionador no couro cabeludo, somente do meio dos cabelos para as pontas, para não asfixiar os poros incentivar a oleosidade excessiva, sendo outro dos erros que as pessoas cometem durante o banho.

Alguns erros que as pessoas cometem durante o banho

Cuidado com as buchas esponjosas

Outro dos erros que as pessoas cometem durante o banho é achar a esponja é a melhor forma de se livrar da sujeira, entretanto, ela está cheia de bactérias. É preciso que haja uma conservação correta que para que esta não seja prejudicial ao corpo, principalmente quando se trata daquelas buchas vegetais. A dica é deixar a mesma secar em algum local arejado, para que a umidade do banheiro não ajude a proliferar ainda mais esses microrganismos.

Também é preciso sempre estar mudando de esponja caso se perceba algum tipo de alteração em sua cor ou cheiro, um sinal de que a troca precisa ser feita de forma urgente. Sendo um dos maiores erros que as pessoas cometem durante o banho, se esfregar com uma bucha cheia de bactérias e voltar ao corpo a sujeira que foi tirada na ducha de ontem.

Erros que as pessoas cometem durante o banho - saiba mais

Erros que as pessoas cometem durante o banho: muito perfume

Outro dos erros que as pessoas cometem durante o banho é preferir sabonetes muito cheirosos, mas cujos componentes podem acabar irritando a pele. Prefira os de cheiro mais neutro que são menos prejudiciais, inclusive nos líquidos.

 

Caspas

Caspas

A caspa pode ser considerada como uma descamação do couro cabeludo. Ela ocorre devido à oleosidade excessiva e forma crostas malcheirosas e desagradáveis no couro cabeludo e isso ocasiona coceira. Estudos apontam que 50% da população brasileira sofrem com problemas relacionados a caspas.

O processo do surgimento das caspas ocorre frequentemente em todo o nosso corpo, já que ela nada mais é do que o processo natural de renovação da pele. Mas um fator especial faz com que a caspa fique desagradavelmente visível em comparação com outras partes do corpo. Isso acontece porque a caspa ocorre devido a um fungo muito semelhante à levedura, conhecido como malassezia. Esse fungo é microscópico e habita o couro cabeludo de todas as pessoas.

O fungo se alimenta dos óleos secretados pelos fios de cabelo. Só que às vezes, ainda por razões desconhecidas, ele cresce muito rápido, irrita a pele e acelera o processo de troca da pele. O que geralmente levava um mês para acontecer, passa a ser realizado em duas semanas. Assim, as células começam a se renovar mais rapidamente e ao mesmo tempo, e se misturam ao óleo do couro cabeludo formando crostas gordurosas grandes e geram as caspas, visíveis a olho nu.

Causas da caspa

Não se pode afirmar com toda a certeza qual é a principal causa das caspas nas pessoas. Entretanto, existem fatores que potencializam o seu aparecimento. Os exemplos mais tradicionais do surgimento das caspas são em dias frios, transpirações excessivas, não lavagem regular do cabelo e o aumento de micro-organismos, como fungos e bactérias no couro cabeludo.

Como acabar com a caspa?

Por não se tratar de uma doença propriamente dita, não existe ‘cura’ para a caspa. O que existe são formas de tratamento para se evitar o seu aparecimento no couro cabeludo. O principal método de se manter longe das caspas é deixar o seu cabelo sempre limpo lavando-o com frequentemente. De preferência, utilizando sempre shampoo anti-caspa. Quando não se lava o cabelo com frequencia, aumenta a oleosidade e facilita que resíduos se fixem no couro cabeludo.

Tipos de caspas e tratamento correto

Quando a sua caspa é do tipo mais seca, é preciso aumentar a ingestão de frutas e legumes. Com isso, a quantidade de nutrientes no corpo aumenta e isso ajuda a combater esse tipo de caspa. Se o problema é do tipo mais oleoso, é necessário diminuir o consumo de gordura.

Com uma dieta balanceada, o surgimento das caspas fica controlado. Mas lembre-se, ela pode voltar a qualquer momento.
Se os problemas persistirem, é recomendável procurar a assistência de um dermatologista especializado no tratamento de caspas para poder orientá-lo melhor sobre como proceder.

Fotos

Confira Fotos das Caspas:

CaspasCaspas
Caspas atingem mulheres e homensCaspas atingem mulheres e homens
Existem tratamentos eficazes contra caspasExistem tratamentos eficazes contra caspas

GD Star Rating
loading...
Erros que as pessoas cometem durante o banho, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados