EPTC Porto Alegre

links patrocinados

EPTC Porto Alegre

EPTC Porto Alegre

Sobre a EPTC Porto Alegre

Todas as cidades brasileiras contam com algum tipo de transporte público. Apesar de ser coletivo e de uso aberto a todos os cidadãos, o transporte, na maioria das vezes, não é gratuito. Mesmo assim, o custo para atravessar a cidade com o transporte coletivo é consideravelmente menor do que aquele gasto com o particular.

Transporte coletivo

A capital do estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre, tem a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) para garantir vários meios de locomoção aos habitantes da região. Ao contrário do que acontece em vários municípios, o ônibus não é o único meio de transporte disponibilizado pela empresa.

Dentro das suas opções, a EPTC administra os ônibus, a lotação, o táxi e o escolar. Atualmente, a linha dos ônibus de Porto Alegre conta com 55km de corredores exclusivos, ou seja, nos quais nenhum outro automóvel tem autorização para trafegar, 92 pontos de embarque e desembarque e 5000 paradas.

Outra mudança no sistema dos ônibus foi a bilhetagem automática, que permite a integração entre os valores pagos pelo usuário. Ao mesmo tempo, quem prefere um transporte diferente pode optar pela Lotação, cuja frota é formada por microônibus equipados com ar-condicionado e o preço é um pouco maior do que o ônibus tradicional.

Preço variável

Na sequência das opções oferecidas pela EPTC em Porto Alegre, as outras duas opções são mais conhecidas em outras regiões. A diferença com relação aos táxis, por exemplo, é que em outros municípios os carros não são vinculados a uma única empresa de transportes.

O serviço de carros que permite o transporte com mais privacidade e conforto tem o valor do custo gerado a partir da distância do percurso que é calculada pelo taxímetro. A Prefeitura fixou uma tabela com valores pré-determinados para serem cobrados dos passageiros, medida que evita cobranças indevidas e variações nos valores pelo mesmo percurso.

Ao mesmo tempo, o transporte escolar é destinado para transportar estudantes até as suas escolas. Atualmente, são 868 escolas atendidas pelo sistema de transporte e o valor da tarifa é calculado de acordo com a distância da residência do estudante até o seu local de estudo.

Itinerários EPTC

Itinerários EPTC

Sobre o Itinerários EPTC

Não é novidade para ninguém que o trânsito nas grandes (e até médias) cidades está cada vez mais complicado, engarrafado e cansativo. As autoridades das cidades que são capitais de estados do Brasil já sabem que se esse problema ainda não chegou, ele vai chegar. E, em aqueles lugares que o trafego diário está se tornando difícil, os governantes têm que ter em mente que devem implantar soluções e alternativas para as pessoas.

Como sempre é dito, o investimento em transporte público é fundamental para que as pessoas deixem de circular tanto de carro e desafoguem as ruas. Além de ser uma alternativa mais sustentável.

Porto Alegre

Diante dos problemas da vida moderna, a capital gaúcha tomou algumas providências. Uma delas foi a criação, em janeiro de 1998, da Empresa Pública de Transportes e Circulação, conhecida como EPTC. Sua criação ocorreu no sentido de ser iniciada uma regulação e fiscalização das atividades ligadas ao transito e aos transportes da cidade de Porto Alegre. Assim, seria possível tratar localmente de um problema que é global.

Organograma

No topo da organização, está o Gabinete do Diretor Presidente, que é encabeçado por Vanderlei Luis Cappellari. Prestando assistência ao gabinete citado, está a Assessoria Jurídica. Logo abaixo, enquadram-se as Assessorias de Educação de Trânsito, de Comunicação, de Sistema Gestão, Parlamentar e Comunitária. Ao lado dessa última, fica a Coordenação de Apoio à Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações).

Seguindo a hierarquia, encontramos: a Diretoria Administrativa Financeira, que tem como subordinada as Gerências Administrativo-Financeira, de Recursos Humanos e de Infra-estrutura e logística; a Diretoria de Transportes, que cuida das Gerências de Projetos Estratégicos de Mobilidade, de Planejamento de Operação de Transporte e de Controle da Operação de Transporte; e a Diretoria de Trânsito e Circulação, que é responsável pelas Gerências de Planejamento de Trânsito e Circulação, de Mobiliário e Sinalização Viária e de Operações e Fiscalização.

Itinerários

Quem mora em Porto Alegre, ou pretende visitar a cidade logo, pode consultar o itinerário dos ônibus no próprio site da cidade. Ao entrar na página da EPTC, haverá uma barra lateral. Basta clicar em serviços para escolher se quer ver os itinerários e horários de ônibus, os itinerários das lotações e, ainda, o mapa das linhas de ônibus.

Pesquisar
Artigos Relacionados