Ensaio sobre a cegueira

links patrocinados

Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira (Blindness)

Sobre o filme Ensaio sobre a cegueira

O drama Ensaio Sobre a Cegueira (em inglês, Blindness) estreou nos cinemas brasileiros no dia 12 de setembro de 2008 e foi recorde de bilheterias em seu tempo. O filme é uma adaptação da obra do escrito português José Saramago, que é famoso por escrever longos textos descritivos e reflexivos.

O filme foi dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, um dos mais conceituados diretores do país. O roteiro contou com Don McKellar e a produção foi de Andréa Barata Ribeiro, Niv Fichman e Sonoko Sakai.

O romance de Saramago é denso e triste, como o próprio autor o descreve. Segundo as palavras do próprio, “nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso.” O filme segue a mesma linha descrita por Saramago, e sem dúvidas não é para qualquer um.

Sinopse de Ensaio sobre a cegueira

O filme Ensaio sobre a cegueira (Blindness), fala sobre uma estranha cegueira que afeta uma cidade inteira. Todas as pessoas, exceto a mulher de um médico, ficam cegas e tentam lutar pela sua sobrevivência.

A cegueira, que é um tipo diferente – não escura, mas branca – é uma metáfora do autor. Começa com apenas um homem ficando doente, e se alastra como uma epidemia, até a falta de visão restringir as possibilidades dos doentes e tornar tudo um caos completo.

A procura por comida, por organização social, por liderança, por distribuição igualitária de suprimentos e por convivência são algumas das maiores dificuldades encontradas por quem ficou cego. Ao pensar um pouco, é bem fácil fazer um paralelo com nossa realidade de hoje se nos faltasse a oportunidade de enxergar.

O eixo central do filme não é a procura pela cura dessa misteriosa doença, e sim mostrar como a sociedade é dependente daquilo que considera civilizado e que tudo se torna uma bagunça quando a mesma não os possui.

Trailer do filme Ensaio sobre a cegueira

Confira abaixo o trailer do filme Ensaio sobre a cegueira (Blindness).

Fotos do filme Ensaio sobre a cegueira

Veja abaixo algumas fotos do filme Ensaio sobre a cegueira (Blindness):

ensaio sobre cegueira

ensaio sobre cegueira

ensaio sobre cegueira

Filme 2014 A Teoria de Tudo

O físico Stephen Hawkins tem um pouco de sai história mostrada nos cinemas com a obra cinematográfica explicada a seguir. Confira a data de estreia nas salas de cinema do Brasil e mais informações sobre o filme 2014 A Teoria de Tudo.

O que significa a Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo, também chamada mais cientificamente de Teoria da Grande Unificador é uma explicação hipotética que tem como propósito mostrar que todos os fenômenos físicos podem ser colocados em um mesmo conceito matemático. Essa é a inspiração para o filme 2014 A Teoria de Tudo, da qual o cientista Stephen Hawking já havia sido crente.

Filme 2014 A Teoria de Tudo Filme 2014

Apesar de sua ideia sobre a Teoria do Grande Unificador ter mudado, esse foi o nome escolhido para a obra cinematográfica que conta sobre a história de Hawking, um famoso físico nascido na Inglaterra em 1942 e que hoje, mesmo com suas limitações, ainda tende a contribuir com seus estudos. O filme 2014 A Teoria de Tudo também mostra um pouco de sua trajetória pessoal.

A Teoria de Tudo

Filme 2014 A Teoria de Tudo: inspiração para a obra

Apesar do filme 2014 A Teoria de Tudo ser sobre o grande físico Stephen Hawking, essa encenação bibliográfica foca mais no casamento do inglês com Jane Wilde, com o qual permaneceu entre os anos de 1965 e 1991. Na verdade, a história é adaptada de uma autobiografia escrita pela própria Jane Wilde.

O nome do livro da qual filme 2014 A Teoria de Tudo foi baseado pode ser traduzido de forma literal para o português como “Viajando para o futuro – Minha vida com Stephen” (do original, “Travelling to Infinity – My Life with Stephen”). Vale lembrar que o físico é portador de uma doença degenerativa sem cura chamada Esclerose Lateral Amiotrófia, que fez parte de seus músculos serem paralisados, o que não impediu seu cérebro de continuar como antes.

Conheça o Filme 2014 A Teoria de Tudo

Sobre os atores escolhidos para o filme

O elenco do filme 2014 A Teoria de Tudo vai contar com o ator Eddie Redmaune para interpretar o papel principal do físico. O ator londrino possuía 32 anos durante as filmagens da obra e já participou de várias peças de teatro. Sua obra do cinema com maior destaque foi como Marius Pontmercy, personagem de Os Miseráveis.

Já no papel de Jane Wilde foi escolhida a atriz Felicity Jones, inglesa de 30 anos de idade quando fez filme 2014 A Teoria de Tudo. Ela atuou em obras do cinema como em Cheri, Caindo no Mundo, Albatross e mais recentemente também está cotada em O Espetacular Homem-Aranha 2 e o 3, que está com previsão de estreia para 2016. Fazem ainda parte do elenco David Thewlis e Emily Watson.

Filme 2014 A Teoria de Tudo - saiba mais

Filme 2014 A Teoria de Tudo: data de estreia da obra nos cinemas

Já o filme 2014 A Teoria de Tudo deve chegar aos cinemas dos Estados Unidos no dia 7 de novembro, ainda sem data certa para sair no território brasileiro. Quem gosta de tecnologia e biografias não deve perder.

Pesquisar
Artigos Relacionados